sexta-feira, março 23, 2012

Petrolândia, a Capital Pernambucana de Coconicultura, já merece a I Festa do Coco?


Petrolândia acaba de ser agraciada pelo Governo do Estado de Pernambuco com o título de Capital Pernambucana de Coconicultura. Convenhamos que coconicultura não soa muito agradável ao ouvidos, mas é por uma boa causa e justa homenagem. Quem não gostar do termo pode denominar Petrolândia de Capital Pernambucana de produção de coco.

Risoto de coco verde com camarão
Não poderia ser "Capital Pernambucana do Coco"? Não. Há coco fruta e coco dança. A coconicultura entrou no título honorífico da cidade para evitar a ambiguidade, esclarecendo a atividade em destaque na cidade. Assim, Pernambuco pode ainda vir a ter sua "Capital Pernambucana do Coco" dançado.

Agora, de posse do título, podemos sonhar, ou melhor, projetar algumas ações para o futuro de Petrolândia. O próximo passo de Petrolândia deve ser investir na gastronomia, desenvolvendo pratos à base de coco, e artesanato, explorando todas as potencialidades desse fruto como matéria-prima.

Além disso, é preciso vincular a produção do coco à imagem da cidade. Para tanto, Petrolândia deverá criar a sua festa cultural: a "Festa do Coco" ou "Cocofest". Caso a Agricoco entre para o calendário fixo do município, pode ser na mesma época. Ora, muitas outras cidades pelo Brasil têm suas Festas da Cenoura, da Uva, do Abacaxi, do Morango, do Vinho. Petrolândia também merece a sua.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário