Entre os dias 29 e 31 de agosto de 2025, a cidade de Goiana, localizada na Mata Norte, recebeu o III Congresso de Institutos Históricos de Pernambuco, promovido pela Rede dos Institutos Históricos de Pernambuco (RIHPE) e sediado pelo Instituto Histórico, Arqueológico e Geográfico de Goiana (IHAGGO). A escritora e memorialista Paula Rubens, presidente do Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGHP) esteve presente no evento, que também contou com participações de autoridades estaduais e federais.
O Congresso de Institutos Históricos de Pernambuco ocorre bienalmente. A primeira edição aconteceu no Recife e a segunda em Caruaru. A RIHPE reúne mais de 30 institutos e compareceram cerca de 150 congressistas de todas as regiões do estado, incluindo sertão, agreste, zona da mata e área metropolitana.
O evento tem como objetivo discutir a preservação do patrimônio histórico e cultural de Pernambuco, além de propor políticas públicas que valorizem este legado. Um dos pontos centrais foi a proposta do ICMS cultural, inspirado no modelo de Minas Gerais, que repassa mais recursos para municípios com legislação própria de defesa da cultura e história local.
.
Goiana, com seus 446 anos de história e rica diversidade cultural, foi escolhida para sediar o evento em 2025, destacando a importância de sua trajetória e acervo. Durante o congresso, foi possível compartilhar pesquisas e fortalecer o compromisso de preservar a memória local.
.
A abertura oficial ocorrerá no dia 29 de agosto, data magna de Goiana, no auditório do SESC Ler, e seguiu nos dias 30 e 31 de agosto no auditório da FADIMAB. O evento também marcou a sessão magna do IHAGGO, fundado em 1870, reforçando sua atuação na preservação da história de Goiana e Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.