24 agosto 2025

Prefeitura de Petrolândia realiza encerramento da Semana do Patrimônio Cultural com apresentação de capoeira e palestra


Fabrícia Cleis

Por Lúcia Xavier Ramalho 

A Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Cultura, representada pela assessora Fabrícia Cleis, realizou na última quinta-feira (21), no Centro Cultural Hildebrando Menezes, em Petrolândia, o encerramento das atividades alusivas à Semana Municipal do Patrimônio Cultural, que compõe a 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural, promovida pela Secult-PE e a Fundarpe, os dias 18 e 23 de agosto de 2025. A plateia foi formada em sua maioria por alunos de escolas municipais, convidados para o evento que contou com apresentação do Grupo Capoeira Brasil e palestra da escritora Regina Borges sobre Patrimônio Material e Imaterial. Confira momentos do evento no vídeo abaixo. 

Fabrícia Cleis iniciou o evento com explicações sobre a Semana do Patrimônio Cultural, com o tema “Preservação, Valorização dos Bens e Expressões Culturais”, composto pelos eixos "Pensar o Patrimônio", "Brincar com o Patrimônio", "Experimentar o Patrimônio" e "Interpretar o Patrimônio".  Em seguida, apresentou slides com imagens das ações que aconteceram no município entre os dias 02 e 15 deste mês. 

Celebração das vivências da Semana do Patrimônio Cultural em Petrolândia


As primeiras imagens mostraram a "Trilha no Entre Serras - Imersão da Escola da Ancestralidade", projeto de Niedja Batista realizado no dia 2, "com caminhada reflexiva e sensorial pelos caminhos naturais da região, integrando saberes ancestrais, espiritualidade e conexão com a Natureza. A experiência será guiada por narrativas que conectam memória, identidade e território, despertando o sentimento de pertencimento e a valorização das raízes culturais locais". 


A segunda ação pontuada aconteceu no dia 05 de agosto, com apresentação do projeto "A História que veste", da designer de moda Paula Rejane (Ateliê Rê-Veste), em parceria com o também designer Otávio Souza. Trata-se de projeto de design, contemplado pela PNAB Ciclo I no Município de Petrolândia, cujo produto é uma "saia-tapete", recurso lúdico para contação da história do livro "O Jatobá que virou mar", de Paula Rubens. Em breves palavras ao público, Paula Rejane explicou o seu projeto e, filha adotiva da cidade, declarou o amor que sente por Petrolândia e por sua história. 


Na mesma data, houve a celebração e homenagens aos 87 anos da Banda Adolfo Alexandre de Melo, contemplada com o título de patrimônio imaterial de Petrolândia.  


Em seguida, foi relatada em imagens a visita à Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (ULG), em Petrolândia, realizada na manhã de 9 de agosto, em parceria com a Secretaria de Turismo, no roteiro guiado "Energia que Transforma", uma caminhada educativa pelos espaços estratégicos da usina. Durante o percurso, o guia explicará de forma acessível o funcionamento da usina, a importância da energia hidrelétrica para a região, os impactos ambientais e sociais do empreendimento, além de curiosidades históricas sobre a construção da barragem". 


Após a ULG, foi visitada a Associação dos Criadores de Peixe da Serra (ACPS), no Brejinho, onde foi servido menu degustação de lanches preparados por Cheila Nascimento, com o peixe tilápia, criados nos tanques-redes da associação.


O roteiro do dia 9 foi concluído com visita ao Museu Manoel Porfírio, no povoado Brejinho da Serra, apresentações culturais, música ao vivo e exposição de itens de gastronomia e artesanato produzidos na comunidade, em ações para proporcionar vivência educativa e sensorial com foco na valorização da história local. 


Na sequência, foi apresentada a visita ao Sítio Arqueológico Letreiro do Sobrado, realizada na última sexta-feira (15), na zona rural de Petrolândia, em uma proposta de "exploração interpretativa dos vestígios arqueológicos presentes no local, possibilitando aos participantes uma imersão na história e nos modos de vida das populações que habitaram a região em tempos passados. A atividade será acompanhada por momento de reflexão e diálogo sobre a importância da preservação do patrimônio arqueológico, fortalecendo o vínculo entre comunidade, memória e identidade cultural". As secretarias de Turismo e de Reforma Agrária do município participaram com ações na programação. 


Após a apresentação dos slides da atividade, Lúcia Xavier Ramalho (Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia-IGHP, Conselho Municipal de Política Cultural de Petrolândia-CMPC e Blog de Assis Ramalho) comentou a ação realizada e a necessidade de preservação do sítio arqueológico, os danos irreparáveis provocados pela pichação (vandalismo) e conclamou os jovens a participarem da conservação do patrimônio histórico de Petrolândia, composto por também por monumentos e paisagens, a fim de que estejam disponíveis para as próximas gerações.


Apresentação de capoeira

Mestre Marciel Firmino, instrutor do Grupo Capoeira Brasil, conduziu a apresentação da equipe, em parceria com o grupo Amigos da Capoeira. Firmino declarou que o grupo está pronto para apresentações nas escolas e que é contra a capoeira ser lembrada e convidada somente em data especial, como o Dia da Consciência Negra. No palco, os instrutores conduziram a marcação e os jovens alunos apresentaram a capoeira nas expressões de canto, luta (arte marcial) e dança. 


Firmino ainda fez um desabafo sobre preconceitos que a capoeira ainda enfrenta em Petrolândia. Segundo ele, há pais e mães que não permitem a participação de seus filhos na capoeira por preconceito religioso, porque a capoeira "usa um instrumento" de religiões afro-brasileiras, o atabaque. O instrumento de percussão, um tambor de madeira com pele de boi, que marca o ritmo da roda, dando "força ao berimbau" e impulsionando o jogo. Ele oferece uma base rítmica que acompanha o canto e o toque do berimbau, elementos essenciais para a roda de capoeira. 


Palestra sobre Patrimônio Material e Imaterial

A última atividade da programação de encerramento foi palestra com a escritora e professora Regina Borges sobre as classificações do Patrimônio Cultural. Ela explicou didaticamente o tema aos jovens estudantes, com auxílio de slides, convidando os jovens à participação na apresentação. 


Atividade excluída da programação

Além do roteiro realizado, constava ainda das ações da Semana do Patrimônio Cultural uma visita aos quilombolas da Borda do Lago, na Agrovila 04 da Reta, em Tacaratu, inicialmente marcada para o dia 12. A ação foi adiada para o dia 19 e, posteriormente, cancelada. 

Eventos do roteiro estadual em Petrolândia

Abaixo, as próximas atividades na programação da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural de Pernambuco, a serem promovidas pela Secult-PE e Fundarpe em Petrolândia. 

26 de agosto
19h30 - Abertura - Exposição Patrimônios de Pernambuco 
Local: Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes 
- Avenida Três Poderes, s/n, Centro, Petrolândia

27 de agosto a 12 de setembro 
8h às 21h - Exposição Patrimônios de Pernambuco 
Local: Biblioteca Pública Municipal Gilberto de Menezes 
- Avenida Três Poderes, s/n, Centro, Petrolândia


Criada em 2008, a Semana do Patrimônio celebra o Dia Nacional do Patrimônio Histórico (17 de agosto), e vem se consolidando como um espaço de debates interdisciplinares e interinstitucionais, fortalecendo a preservação, valorização e reconhecimento dos patrimônios culturais em todas as suas formas – materiais, imateriais e vivos.

Desde 2022, com a promulgação da Lei Estadual nº 17.851, a Semana passou a integrar oficialmente o calendário do Estado de Pernambuco, reconhecida como política pública permanente que tem o compromisso de estimular o sentimento de pertencimento e reforçar que a preservação do patrimônio cultural é um compromisso coletivo.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fontes: Secult-PE e Prefeitura de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.