domingo, novembro 12, 2023

Após um mês de angústia, brasileiros deixam Gaza e chegam ao Egito; Grupo foi recebido por equipe da embaixada do Brasil





Após uma série de tentativas frustradas para deixar a Faixa de Gaza, 32 brasileiros e familiares chegaram ao Egito, na manhã deste domingo, deste domingo (12), informou o Itamaraty.

"Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação", afirmou o órgão.

"Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza."

Mãe e filha teriam desistido por "motivos pessoais", de acordo com Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina.

"Bom dia, gente: a gente chegou na fronteira. Daqui a pouco vamos para o lado do Egito. Rezem por nós", afirmou Hasan Rabee, num vídeo que gravou instantes antes de concretizar a saída. Em outubro, ele e sua família viveram momentos de terror na Faixa de Gaza após a sequência de ataques aéreos feitos por Israel.

Próximos passos

Segundo Paulino Carvalho Neto, embaixador do Brasil no Egito, disse que a previsão inicial é de que, neste domingo, o grupo durma no Egito para descansar e se alimentar.

Caso a rota seja por Al Arish, eles farão uma escala na capital egípcia, Cairo, para reabastecer e seguir viagem. Outra possibilidade é irem de ônibus direto à Cairo, dormirem lá e, na segunda, saírem de avião. Partindo do aeroporto do Cairo, a viagem deve durar de 12 e 14 horas.

Após uma série de tentativas frustradas para deixar a Faixa de Gaza, 32 brasileiros e familiares chegaram ao Egito, na manhã deste domingo, deste domingo (12), informou o Itamaraty.

“Grupo de 32 brasileiros e familiares já se encontra em território egípcio, onde foi recebido por equipe da embaixada do Brasil no Cairo, responsável pela etapa final da operação de repatriação”, afirmou o órgão.

“Os brasileiros passaram pelo controle migratório palestino de Gaza e acabam de passar pelo do Egito. Duas pessoas do grupo que constavam da lista original, de 34 nomes, desistiram da repatriação e decidiram permanecer em Gaza.”

Mãe e filha teriam desistido por “motivos pessoais”, de acordo com Alessandro Candeas, embaixador brasileiro na Palestina.

feira. Por Isabela Leite, g1; GloboNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário