quinta-feira, agosto 17, 2023

Petrolândia celebra o Dia do Patrimônio Histórico com palestra e homenagens no Centro Cultural

~

Hoje, 17 de agosto, é celebrado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico, data comemorativa instituída em 1998, ano do centenário do advogado, escritor, jornalista e historiador Rodrigo Melo Franco de Andrade, responsável pela criação e primeiro presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1937, no governo Getúlio Vargas. Em Petrolândia, o Centro Cultural Hildebrando de Menezes sediou as comemorações à data, nesta manhã, na programação da Semana do Patrimônio Cultural realizada pela Prefeitura de Petrolândia, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia (IGH).
 
No auditório, alunos de três escolas do município assistiram ao evento, iniciado pontualmente às 9h00. A abertura contou com apresentação de grupo de alunos de flauta doce do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), com as músicas "Asa Branca" (Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira), e "Luar do Sertão", música composta do violonista João Pernambuco, famosa com a letra de Catulo da Paixão Cearense. 

Na sequência, a escritora, memorialista e historiadora Paula Rubens, presidente do Instituto Geográfico de Petrolândia-IGH, iniciou a palestra "Memorial pra quê te quero?", uma aula sobre o patrimônio histórico e cultural do município. Com algumas rápidas interrupções, a palestra contou com um intervalo, com ligeiro suspense, após a exibição de um slide com imagens inéditas de um documento recentemente obtido pelo IGH de Petrolândia. A palestra faz referência ao projeto do vereador Joilton Pereira com o objetivo de ampliar o memorial existente hoje, inserido na Biblioteca Municipal.

No intervalo feito para encerrar a participação dos alunos do SCFV no evento, o grupo apresentou mais duas músicas: o Hino de Petrolândia (Letra e música: Jadilson de Souza Ferraz) e a canção religiosa "Eu Navegarei" (Letra e música: Azmaveth Carneiro da Silva).

Logo após, foi exibido um trecho do vídeo enviado ao pela Profa. Márcia Farias, do IF de Salgueiro, inicialmente anunciada na programação como ministrante daquela palestra, mas impedida de comparecer devido a compromissos urgentes. No vídeo, a professora explica a ausência e conceitua o que é patrimônio. 

No retorno, Paula Rubens desafiou os convidados a identificarem o projeto arquitetônico apresentado em slide pelo retroprojetor. Trata-se do projeto arquitetônico da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, iniciada nos anos 1940 e nunca concluída, no distrito de Barreiras, na velha cidade. As ruínas da igreja atualmente são o mais conhecido cartão postal de Petrolândia, a igreja semi-submersa. A escritora contextualizou a descoberta feita no arquivo da Igreja Matriz local. Ela ressaltou a grandiosidade do projeto, cujo orçamento superava o valor do orçamento da prefeitura, o que provocou inúmeras críticas na época.

Encerrada a palestra, a secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia, Maria Helena Gomes, iniciou as homegeados às artesãs da Associação Café com Arte, presidida e representada no evento por Maria de Fátima Belém (Fafá), ao artesão Antônio Vitorino do Nascimento, mais conhecido como Tota do Barro, nome de seu ateliê e assinatura de suas produções, e sua esposa Tiana, companheira de vida e ofício. O produtor cultural Gabriel Lisboa também recebeu destaque na solenidade. 

Antes da entrega da Menção de Aplausos e Congratulações, concedida pela Câmara Municipal de Petrolândia na última segunda-feira (14), Gabriel Lisboa esclareceu que o Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia é realizado pelo Governo de Pernambuco e as homenagens feitas pela Prefeitura e a Câmara de Petrolândia iniciativas locais. O prêmio, segundo ele, será entregue em cerimônia tradicionalmente realizada no Teatro Santa Izabel, no Recife. O produtor ainda destacou que a Associação Café com Arte (coletivo) e Tota do Barro (artesanato) foram os únicos premiados entre os concorrentes do Sertão na edição 2023 do Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia.

Em seguida, os vereadores Fabrício Cavalcante, Adelina Martins e Sílvio Rogério, junto com representante do vereador Dedé de França, presidente da Mesa Diretora da Câmara, entregaram à Associação Café com Arte e a Tota do Barro cópias da Moção de Aplausos e Congratulações aprovada pela Câmara de Vereadores de Petrolândia na sessão da última segunda-feira (14). A secretária Maria Helena justificou a ausência do prefeito Fabiano Jaques Marques. Ele desejava participar do encerramento do evento, mas estava em reunião. 

Às homenagens, nelas incluídas, meritoriamente, toda a equipe da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, seguiu-se a sessão de fotos e foi servido lanche aos convidados.

A Semana do Patrimônio Cultural em Petrolândia continua ainda evento nesta sexta-feira (18), no Centro Cultural  Hildebrando de Menezes, a partir das 9h00 da manhã, com a palestra "A importância dos sítios arqueológicos de Petrolândia", com o Prof. Dr. Flávio Moraes, arqueólogo da Universidade Federal de Alagoas-UFAL. Está prevista também exposição de fotos dos sítios arqueológicos de Petrolândia.

O encerramento da Semana do Patrimônio Cultural acontecerá no sábado (19), com passeio ao ponto turístico Serra do Papagaio, no distrito Icó-Mandantes, na zona rural de Petrolândia.

A Semana do Patrimônio é promovida pelo Governo de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), e tem por objetivo celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Histórico e ampliar espaços de debate sobre as mais diversas questões para a compreensão das formas de constituição, valorização, reconhecimento e preservação dos patrimônios culturais do estado de Pernambuco.




Lúcia Xavier/IGH de Petrolândia e Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário