sexta-feira, março 06, 2020

''Quando as águas começarem a alcançar a minha querida Petrolândia eu vou me embora, mesmo que seja com o coração partido, por que para mim nunca vai existir a velha e a nova Petrolândia, Petrolândia será única e eterna '' disse Rui Sá - há 32 anos atrás



Ruy Sá é nome e voz indissociável da história de Petrolândia. Muitas músicas cantaram Petrolândia, mas nenhuma delas comparável ao eterno hit "Recordações", canção que Ruy imortalizou porque a cantou de alma e coração. Com sua sensibilidade de poeta e filho desta terra, Ruy provavelmente não sabia que esta música se tornaria um hino à saudade que acompanha os petrolandenses, estejam onde estiverem.

Esse blogueiro e radialista, Assis Ramalho, jamais esquecerá de uma frase dita pelo amigo Ruy Sá, poucos meses antes da incômoda mudança da velha para a nova Petrolândia. Era início do ano de 1988. Com lágrimas nos olhos ele disse:  ''Painho (ele sempre se expressava desta maneira com os seus amigos), preste atenção no que eu vou dizer; quando as águas começarem a alcançar a minha querida Petrolândia - eu vou me embora, mesmo que seja com o coração partido, por que para mim nunca vai existir a velha e a nova Petrolândia. Petrolândia será única e eterna'' disse sentado na cadeira de uma mesa de bar, e abraçado ao seu violão. Naquele momento, claro, as lágrimas roladas não foram somente as de Ruy.

Com o coração magoado - Rui cumpriu sua árdua promessa, vindo a falecer 16 anos depois, em São Paulo, lugar onde escolheu para morar. 

Desde o dia 15 de junho de 2014, data de sua partida para a eternidade, Ruy Sá reside nas nossas recordações, assim como a velha Petrolândia, submersa pelo progresso. Aquele torrão não era desenvolvido e atraente como a nova cidade, mas - por razões que talvez só Deus pode explicar - deixamos nossos umbigos e uma parte imensa de nossos corações na amada terra natal.

Enquanto houver um filho ou amigo da Velha Petrolândia, ou um jovem orgulhoso de suas raízes, residente na nova cidade ou não, "Recordações" será inesquecível e insubstituível em nossos corações.

Parabéns, Petrolândia! Que o seu nome seja engrandecido por muitas vozes com o mesmo amor que Ruy Sá a cantou.

Homenagem do Blog de Assis Ramalho ao amigo Ruy Sá e a cidade de Petrolândia, Princesa do Sertão de Itaparica, pelo seu passado, pelo seu presente, pelo seu futuro.

Hoje, 06 de março de 2020, comemoramos 32 anos da nova cidade de Petrolândia. 

Os filhos de Petrolândia precisam amar sua cidade, assim como Rui amou a sua (a nossa) velha e eterna Petrolândia. Assista ao vídeo abaixo.


Recordações (cantor e compositor: Ruy Sá)

Temos às margens de um rio Petrolândia
Cidade que um dia esse nome bonito se deu
Famílias que tiveram seus filhos assim como eu
Petrolândia
Um dia chegou bem mais forte a força do progresso
Falando primeiro e mais alto do que a própria razão
Sangrando e desmarcando o compasso do coração
Petrolândia
Em cada manhã de setembro quando eu acordar
Lembrarei de uma banda tocando alvoradas no ar
O céu todo azul tão bonito
Gente querendo olhar
Bandeiras, crianças, desfiles
E um hino pra se cantar
Petrolândia
Levo guardado na mente
Lembranças que serão permanentes
Recordações
Quantas emoções
Petrolândia
Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotomontagem: Lúcia Xavier
Vídeo: Lúcia Xavier
Música: 'Recordações' (Cantor e compositor: Ruy Sá)

Veja abaixo a música Brincos e Mochilas -  gravado em São Paulo, quando  Ruy já morava na capital Bandeirantes - a terra da garôa.


Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Um comentário:

  1. Desde que a minha querida e velha Petrolândia foi engolida pelas águas de um rio que vive uma boa parte da minha infância vivendo as margens daquele belo rio curtindo trabalhando ou pescando eu tinha felicidade quando Petrolândia sucumbiu não pude ver saí antes porém morreu uma parte de mim são tantas as lembranças que levaria anos para descrever lembranças de quando dormia nas calçadas dias de calor dos trabalhos nas olarias dos amigos que a anos não os encontro das caminhadas de Petrolândia, até barreiras as vezes trabalhar nas granjas catar goiaba e aos domingos curtir a feira em Barreiras foram tantas as emoções que as vezes me fazem chorar.
    Obrigado Assis Ramalho por tudo que diz respeito a minha Petrolândia.

    ResponderExcluir