sábado, julho 09, 2016

Juventude quer mais inserção nos Comitês de Bacia

Encob terminou neste sábado (09), em Salvador (Foto: Ascom CBHSF)

O penúltimo dia do XVIII Encontro Nacional dos Comitês de Bacia – Encob 2017, encerrado nessa sexta-feira (08.08) em Salvador (BA), deu espaço para o diálogo dos setores que compõem os comitês de bacias. Durante os Encontros Setoriais, membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco se dividiram para discutir pautas específicas que interessam ao Poder Público, Sociedade Civil, Usuários, Juventude, Comitês de Bacia Interestaduais, entidades delegatárias e a agências de bacia.

O pesquisador Luiz Carlos Fontes, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), membro do CBHSF, integrou os debates que reuniram os fóruns estaduais de comitês de bacia e defendeu o fortalecimento dessas instâncias representativas dos comitês de bacia hidrográficas. “O empoderamento dos CBHs passa pela visibilidade e reconhecimento por parte da sociedade. A partir daí, os colegiados tem condições para fazer as exigências dentro do que determina a Lei dos Recursos Hídricos”.

Sheila Feitosa, de 26 anos, é vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba, importante manacial do estado de Sergipe. Em seu terceiro Encob, ela integrou o Setorial de Juventude, que congregou jovens de diversos comitês do Brasil. “Visamos uma renovação de ideias e formatos. Em 20 anos da Lei das Águas, muita gente ainda desconhece os comitês de bacia. Podemos contribuir muito com nossa proatividade e conhecimento das novas ferramentas de comunicação”, defende a jovem, que nasceu na sergipana Pirambu, na foz do Japaratuba. “Nosso rio é muito próximo do Baixo São Francisco, por isso sofre semelhantes degrações, como a diminuição da sua mata ciliar e a exploração das águas subterrâneas, sem controle de outorga e cadastro de usuários”, pontuou.

O Setoral de Juventude levou para a Plenária a cobrança por maior espaço para a contribuição dos mais jovens e financiamento para garntir a sua particpação em encontros como o Encob, Rebob e conselhos estaduais e nacional de recursos hídricos. “Acreditamos na renovação com qualidade, por isso temos investido na presença dos jovens nos encontros. Eles precisam estar presentes, de forma participativa, para que tenhamos uma nova geração de qualidade na defesa dos recursos hidricos”, defendeu Luiz Carlos Fontes.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco foi representado no Setorial de Juventude por Fernanda Henn, de Barreiras (BA), integrante do Comitê da Bacia do Rio Grande, importante afluente do Médio São Francisco.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário