09 outubro 2025

BYD inaugura primeira fábrica de carros elétricos da marca no Brasil com planta de R$ 5,5 bilhões na Bahia


Inauguração do complexo de Camaçari contou com a presença do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmi, do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e outras autoridades Foto: Malu Vieira

Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia — Foto: Divulgação/BYD

Por g1 BA

A montadora chinesa BYD confirmou um investimento para ampliar e dobrar a capacidade da produção anual da fábrica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, chegando a meta de 600 mil veículos fabricados anualmente. A informação foi revelada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante um discurso no evento de inauguração da fábrica, nesta quinta-feira (9).

Em seu discurso, o presidente enfatizou que o objetivo é ampliar a venda dos veículos para além do Brasil e investir na exportação para países da América Latina, África e outras regiões do mundo.

"Qual foi a grande surpresa? Eu vim para cá porque essa empresa iria produzir 300 mil carros por ano e ele [Wang Chuanfu, presidente da BYD] anunciou que logo, logo a gente vai estar produzindo 600 mil carros por ano aqui na Bahia! Porque eles não querem vender carro apenas no Brasil", revelou Lula.

A informação foi corroborada pela empresa em um texto divulgado à imprensa. Conforme a empresa chinesa, inicialmente a fábrica tinha capacidade para produzir 150 mil carros anualmente, 300 mil na posterior e, com a inauguração completa do complexo, a meta é alcançar o dobro do esperado.

Além do presidente da BYD, Wang Chuanfu, e do presidente Lula, também participaram do evento de inauguração o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Também estavam presentes o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), bem como outras autoridades políticas.

Ainda não há detalhes sobre a partir de quando a exportação dos veículos deve acontecer ou se o processo acontecerá a partir da Bahia.

A fábrica já emprega mais de 1,5 mil trabalhadores e está em funcionamento desde julho deste ano. No total, o complexo industrial tem a área equivalente a 645 campos de futebol, construídos em quase 15 meses.

O modelo flex que será produzido pela empresa funciona em qualquer proporção de gasolina e etanol, que é o combustível verde mais importante do Brasil. O veículo BYD Song Pro foi criado por cientistas brasileiros e chineses e possui um 1,5 turbo, que combina a tecnologia elétrica com o alto desempenho.

Construção do zero

A nova unidade está localizada no Polo Petroquímico de Camaçari e foi construída do zero em uma área que faz parte do terreno antes utilizado pela também empresa automobilística Ford, que encerrou as atividades no Brasil em 2021. O espaço foi vendido para o governo estadual em 2023.

O início das obras foi oficializado em março de 2024. Meses antes, em outubro de 2023, a BYD já tinha lançado a pedra fundamental das suas fábricas na Bahia.

A megaestrutura ocupa 4,6 milhões de metros quadrados, o equivalente a 645 campos de futebol. A expectativa é de geração de milhares de empregos diretos e indiretos — somente na fábrica, de até 20 mil pessoas.

A linha de produção em Camaçari contará com toda a tecnologia da marca, que investe em pesquisa e desenvolvimento.

O polo industrial envolve três unidades em Camaçari:

carros elétricos e híbridos;

caminhões e chassis para ônibus;

processamento de insumos para as baterias, como lítio e ferro fosfato.



Fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia — Foto: Malu Vieira/g1

Para dar largada na produção, a BYD escolheu o BYD Dolphin Mini, atualmente o modelo elétrico mais vendido no país, com mais de 34 mil unidades vendidas. O primeiro deles, 100% brasileiro, foi apresentado em uma cerimônia no complexo industrial em julho deste ano.

Além do BYD Dolphin Mini, a produção inicial vai incluir os super híbridos BYD Song Pro (GL/GS) e BYD King (GL/GS).

Capacidade anual de 150 mil veículos

A unidade começará com capacidade anual de 150 mil veículos, com expansão planejada para 300 mil na segunda fase. Inicialmente operando no sistema SKD (Semi Knocked-Down), a planta deve evoluir gradualmente para produção nacional completa, incluindo estampagem, soldagem, pintura e aumento do conteúdo local.

O projeto ainda inclui o desenvolvimento de um motor híbrido flex, o 1.5 DM-i, programado e construído em uma cooperação entre cientistas chineses e brasileiros. Desenvolvido para rodar com gasolina e etanol, o motor combina tecnologia elétrica com desempenho de última geração.

Foram 15 meses entre o início das obras e a entrega do primeiro veículo, em caráter experimental, da linha de produção.


Inauguração BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador — Foto: Rafaela Paixão/ g1

Incentivos fiscais

Além da geração de empregos, a BYD fez treinamento e capacitação de mão de obra especializada, com prioridade para baianos. A promessa é de que esses profissionais formados serão aproveitados nas fábricas.

A empresa anunciou que dará prioridade a fornecedores locais. Também será instalado um centro de pesquisa e desenvolvimento em Salvador. Um dos principais objetivos será desenvolver tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.

Como contrapartida à instalação das fábricas, existe um acordo para que o governo da Bahia conceda incentivos fiscais à BYD até 31 de dezembro de 2032, conforme previsto na legislação tributária estadual.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, também sancionou em 2023 uma lei que isenta o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos que custam até R$ 300 mil. Para veículos acima deste valor, a taxa será de 2,5%.

A isenção do IPVA não se restringe aos veículos da montadora chinesa, aplicando-se a qualquer automóvel elétrico, representando um estímulo significativo para a indústria de veículos sustentáveis.

Por g1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.