30 julho 2025

Terremoto de magnitude 8,8 provoca tsunami na Rússia, Japão e Havaí; países do Pacífico estão sob alerta

Ponto vermelho mostra local de tremor de magnitude 8,8, na costa leste da Rússia, em 29 de julho de 2025 — Foto: USGS

Por Wesley Bischoff, g1 

Um terremoto de magnitude 8,8 provocou um tsunami na Península de Kamtchatka, no leste da Rússia, na manhã de quarta-feira (30), pelo horário local — noite de terça-feira (29), no Brasil. O fenômeno também foi registrado no Japão e no estado do Havaí, nos Estados Unidos. Autoridades emitiram alertas para risco de ondas destrutivas em diversos países banhados pelo Oceano Pacífico.

No Havaí, as ondas atingiram a costa na madrugada. Voos foram cancelados em Maui e toda a atividade comercial foi suspensa.


Mapa mostra alertas de tsunami no Oceano Pacífico, além de avisos para a costa leste da América do Norte — Foto: Sistema de Alerta de Tsunamis dos EUA

Veja um resumo do que se sabe até agora:

* o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro foi a 125 km de Petropavlovsk-Kamchatsky, uma cidade de 165 mil habitantes na Península de Kamtchatka, extremo leste russo.

* O tremor foi registrado a 19,3 km de profundidade, o que pode favorecer a formação de tsunamis.

* Segundo o governo russo, um tsunami perigoso e poderoso foi observado na costa de Kamtchatka. Ondas de até 4 metros foram registradas.

* Parte da população começou a ser retirada de casa em algumas áreas de Kamtchatka.
O tremor provocou estragos na Rússia. A agência estatal Tass afirmou que várias pessoas sofreram ferimentos leves, incluindo em um aeroporto.

* Os EUA alertaram para “ondas perigosas” em partes da Rússia, Japão e Havaí.

* A TV estatal japonesa disse que o tsunami chegou ao norte do país, mas com ondas abaixo de 1 metro. O governo do Japão prevê que novas ondas podem atingir até 3 metros e emitiu alertas de emergência para a população.

* O Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) afirmou que um tsunami atingiu o Havaí nesta madrugada. O governo do estado já havia determinado que parte da área costeira fosse evacuada, pois "ondas de tsunami destrutivas" são esperadas.

* Avisos foram emitidos para quase toda a costa do continente americano, inclusive em países como Estados Unidos, México, Chile e Equador. O risco nessas áreas, no entanto, é considerado menor.

Por Wesley Bischoff, g1 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.