quinta-feira, outubro 09, 2014

ESMP e Caravana da Pessoa Idosa realizam II Encontro sobre os Direitos da Pessoa Idosa no dia 31


A Escola Superior do Ministério Público (ESMP) abriu as inscrições para o II Encontro do MPPE sobre os Direitos da Pessoa Idosa: Diagnóstico Municipal e Curatela, que será realizado no dia 31 de outubro, para membros, servidores e estagiários de nível superior do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de secretários municipais e profissionais que atuam nas áreas de Saúde e Assistência Social, e representantes dos Conselhos Municipais da Pessoa Idosa. O evento será no Centro de Formação dos Servidores do Estado de Pernambuco, na rua Tabira, bairro da Boa Vista, Recife.

O encontro, que está sendo promovido pela ESMP com o apoio da Caravana da Pessoa Idosa, objetiva apresentar a metodologia para a realização de um diagnóstico municipal da situação dos idosos e esclarecer aspectos da intervenção do MPPE na interdição e curatela.

O diagnóstico municipal será apresentado pela coordenadora de projetos do Banco Santander, Eloisa Helena Martins Canquerini, e sua aplicação prática será demonstrada pelo secretário de Desenvolvimento Social de Serra Talhada, Josenildo Barboza. Ele vai falar sobre a experiência realizada no município sertanejo, onde o levantamento serviu para auxiliar a formulação de políticas públicas para a pessoa idosa. Ao final de cada palestra, serão dados 20 minutos para perguntas do público.

Já a atuação do MPPE na interdição e curatela, que são as medidas que podem ser propostas para a administração dos bens de pessoa idosa, quando esta se encontra incapacitada, será tema de uma mesa de debates coordenada pela promotora de Justiça Yélena Araújo, coordenadora da Caravana da Pessoa Idosa. A discussão visa a explicar o papel do Ministério Público nos aspectos jurídico e técnico da interdição, bem como os procedimentos para escolha e prestação de contas do curador.

As inscrições estão abertas até o dia 27 de outubro por meio de preenchimento de formulário eletrônico no site www.mppe.mp.br, no menu Institucional > Escola Superior > Cursos, Palestras e Seminários. Estão sendo ofertadas 150 vagas para o encontro, sendo 50 para o público interno e 100 para o público externo. Mais Informações, entrar em contato com a Escola Superior do MPPE: 3182-7348 ou 3182-7351.

MPPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário