quarta-feira, dezembro 13, 2023

Dani Portela aprova projeto de lei que destina vagas para pessoas negras em concursos públicos de Pernambuco; Proposição planeja reservar 20% das vagas oferecidas nos processos seletivos

Foto/arquivo: Lúcia Xavier Ramalho

A deputada Dani Portela aprovou em primeira discussão, na Assembleia Legislativa de Pernambuco, uma propositura que visa estabelecer cotas às pessoas negras nos concursos públicos de Pernambuco. O substitutivo aprovado tem como objetivo alterar a redação de três PLs, a fim de reservar uma quantidade das vagas oferecidas. A proposição segue em tramitação na Casa Legislativa e ruma para a segunda discussão.

As alterações pretendidas buscam reservar 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para pessoas que se autodeclaram negras. “Muito importante colocarmos um projeto como este para frente, entendendo a necessidade de enfrentarmos o racismo nas demais áreas da vida social. Vamos seguir trabalhando e articulando para que essa lei saia do papel e mude de fato a vida das pessoas”, pontuou a deputada Dani Portela.

A parlamentar, que também é ex-vereadora do Recife, resgata tal projeto da Câmara. No período de vereança, Dani propôs um PL que estabeleceria uma reserva de também 20% das vagas oferecidas às pessoas negras nos concursos das repartições municipais. O projeto não prosperou, mas, ao assumir uma das cadeiras da Alepe, a deputada resgatou o compromisso, tornando o PL prioridade e um dos primeiros a ser proposto neste mandato. "Essa aprovação de hoje é uma conquista histórica da luta antirracista em nosso estado", finalizou.

Um comentário:

  1. Sinceramente eu fico indignado com uma aprovação de lei dessa. Se nesse país se luta por direitos de igualdade racial de cor negra, branca, parda? Pra que isso gente? Então vamos fazer uma lei que beneficie também as puta, quenga.

    ResponderExcluir