quarta-feira, março 23, 2022

'Ônibus fantasmas' retiram na calada da noite jovens soldados russos mortos na guerra contra a Ucrânia, diz jornal



A retirada de jovens soldados russos, que teriam entre 18 e 19 anos, mortos em confrontos com as forças da Ucrânia estão sendo retirados em operações sigilosas na calada da noite. Os cadáveres estariam sendo transportados no que o jornal britânico "Mirror" chama de "ônibus fantasmas".

Os veículos estariam levando os corpos dos militares a Belarus (antiga Bielorrússia), ex-república soviética aliada de Moscou, de onde seriam transportados em aviões especiais, trens e ônibus à noite para evitar chamar a atenção.

Passageiros em uma estação de trem em Mazyr (Belarus) ficaram "chocados" com o número de corpos sendo carregados, enquanto funcionários do hospital alertaram sobre necrotérios "transbordando".
Um vídeo mostra um comboio de ônibus russos marcados com a letra "V" na lateral para transportar cadáveres pela cidade bielorrussa de Homel. O símbolo tem sido usado em veículos militares russos que participam da invasão da Ucrânia.

Acredita-se que a "carga humana" dentro dos "ônibus fantasmas" venham de batalhas com as tropas ucranianas na região de Chernihiv.

Segundo o "Mirror", a pessoa que filmou o comboio de ambulâncias médicas disse:

"Os feridos são crianças, jovens nascidos em 2003. Eles são todos recrutas do outono passado, e são entregues aqui sem olhos, ouvidos, com os intestinos retorcidos."

Em meio a polêmica sobre a idade dos combatentes, o presidente russo, Vladimir Putin, chegou a dizer que não mandaria para o front recrutas jovens.

Funcionários de hospital da região alegaram que os corpos de mais de 2.500 soldados russos já foram enviados de volta para a Rússia.

Homel é a maior cidade bielorrussa depois da capital, Minsk.

Via Extra-RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário