sexta-feira, setembro 05, 2014

DETRAN-PE oferece todos os serviços relativos à CNH pela Internet, a partir deste mês


A partir deste mês de setembro, todos os processos de Habilitação de Condutores do DETRAN-PE contam com auxílio da Internet. Para cinco desses serviços, o cidadão não precisa comparecer ao DETRAN para dar início ao processo, podendo fazer isso online, acessando formulário disponível no site do DETRAN-PE. Os serviços que podem ser abertos diretamente pela Internet são os seguintes:
  • Renovação da CNH – Periodicamente, o cidadão precisa renovar sua Habilitação. A periodicidade varia conforme a faixa etária.
  • Mudança e Adição de Categoria na CNH (serviços recentemente inaugurados no site do DETRAN) – É o exemplo de um condutor que dirige automóvel, mas deseja começar a dirigir veículos de grande porte como caminhão e ônibus.
  • Emissão da CNH Definitiva – Emitida um ano depois da conclusão do processo de Primeira Habilitação
  • Emissão de Segunda Via CNH – Nos casos em que o cidadão tem sua CNH extraviada por algum motivo.
  • Permissão Internacional para Dirigir (PID) – Documento que autoriza condutores já habilitados no Brasil a dirigir em território estrangeiro.
Atendimento Presencial – Já os serviços de Habilitação que requerem atendimento presencial não precisam mais temer o fantasma das filas, pois contam com o sistema de agendamento online. Por meio do site do DETRAN-PE (www.detran.pe.gov.br), é possível agendar data, horário e local do atendimento, permitindo ao cidadão escolher o melhor local e o melhor momento de vir ao DETRAN, dentro da rotina de afazeres do seu dia a dia.

Os atendimentos relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) representam cerca de 50% da procura aos pontos de atendimento do DETRAN. É possível agendar atendimento de CNH para a maior parte dos pontos de atendimento do DETRAN: A sede do Órgão (bairro da Iputinga, Zona Oeste de Recife), as 24 principais Circunscrições Regionais de Trânsito (CIRETRANs), as unidades localizadas nos shoppings e nos Expressos Cidadão (da Região Metropolitana e do Interior), contemplando assim todas as regiões do Estado de Pernambuco.

A medida beneficia tanto a Região Metropolitana quanto o Interior, abrangendo todas as microrregiões do Estado: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Carpina, Caruaru, Garanhuns, Goiana, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Olinda, Ouricuri, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada, Timbaúba e Vitória.

Ver matéria detalhada, com mais informações>aqui

Fonte: Detran-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário