Ao autorizar parte dos depoimentos solicitados pelas defesas, Moraes indeferiu outros, alegando falta de justificativa, pertinência ou necessidade.
As investigações indicam que o núcleo 3 era formado majoritariamente por militares da ativa e da reserva do Exército, além de um policial federal. Segundo os autos, o grupo teria elaborado um “detalhado planejamento operacional”, batizado de Punhal Verde e Amarelo, que incluía até a possibilidade de assassinatos do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e do ministro Alexandre de Moraes.
Entre os métodos considerados, estariam o uso de substâncias químicas ou venenos para provocar um colapso orgânico em Lula, explorando sua condição de saúde à época. Confira o cronograma:
21/7 às 14h
Testemunhas de Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira: Marco Antônio Freire Gomes, Júlio César de Arruda, Marco Edson Gonçalves Dias, Senador General Hamilton Mourão, Sérgio Negraes, André Luís Novaes Miranda, Gustavo Henrique Dutra de Menezes e Carlos Alberto Rodrigues Pimentel.22/7 às 9h
Testemunhas de Bernardo Romão Corrêa Netto: Fernando José Sant´Ana Soares e Silva, Nilton Diniz Rodrigues, Cleverson Ney Magalhães e Carlos Alberto Klinguelfus Mendes.
Testemunhas de Fabrício Moreira de Bastos: Rodolfo Roque Salgueiro de La Veja, Roberto Pereira Angrizani, Jorge Alfredo Henriques Oliveira e Coronel Linhares.
Testemunhas de Márcio Nunes de Resende Júnior: Valério Stumpf Trindade e Marco Antônio Freire Gomes.
Testemunhas de Rodrigo Bezerra de Azevedo: Ledson Schwalb, Bruno Hammel Sobreira e Marco Édson Gonçalves Dias.
Testemunhas de Ronald Ferreira de Araújo Júnior: Carlos Giovani Delevati Pasini, Alexandre Castilho Bitencourt da Silva e Anderson Lima de Moura.
Testemunhas de Hélio Ferreira Lima: Davi Alecrim Ferreira Lima, Andressa Silva Costa, Fábio Matheus do Amaral, Eduardo Holcsik e Celso Antônio Vieira de Paiva Júnior.
Testemunhas de Rafael Martins de Oliveira: José Mucio Monteiro Filho, Carlos de Almeida Baptista Júnior e Lilian Pimentel Marcondes.23/7 às 9h
Testemunhas de Wladimir Matos Soares: Alexandre Matias, Sérgio Rocha Cordeiro, Rodrigo Morais Fernandes, Elias Milhomens de Araújo, Fábio Shor, Paulo Fernando Bezerra, Maurício Teles Barbosa e Leonardo Monteiro.
Testemunhas de Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros: Arthur Palmeira Leite e Raimundo de Araújo Moura Júnior.
Núcleo 4
O núcleo 4 é acusado de disseminar notícias falsas sobre o processo eleitoral, com foco na confiabilidade das urnas eletrônicas, e de atuar para pressionar autoridades a aderir à tentativa de golpe. Um dos principais elementos usados na acusação é o laudo do Instituto Voto Legal (IVL), que apontava supostas falhas nas urnas eletrônicas e foi utilizado para sustentar a narrativa golpista por parte de integrantes do grupo. Confira o cronograma:
14/7 (9h e 14h)
Testemunhas da PGR: Eder Lindsay Magalhães Balbino, que também é testemunha comum com as defesas de Angelo Martins Denicoli e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha e Mauro Barbosa Cid15/7 (9h e 14h)
Testemunhas de Ailton Gonçalves Moraes Barros: Marco Antonio Freire Gomes e Carlos de Almeida Baptista Junior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.