domingo, outubro 08, 2023

Por que o CTB proíbe celular ao volante?

DNIT alerta para medidas que visam a segurança do condutor e a de outras pessoas

A utilização do celular hoje em dia é tão comum que não conseguimos imaginar alguém que não tenha um aparelho. Mas sua utilização indiscriminada pode ser prejudicial tanto para o usuário, quanto para outras pessoas caso ele esteja no trânsito. O telefone tira a atenção do condutor ao volante aumentando as chances de sinistros.

De acordo com números do Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), referentes ao ano de 2021, cerca de 675 brasileiros se arriscaram todos os dias ao utilizar o aparelho enquanto dirigiam, o que significa que, a cada hora, 28 condutores negligenciaram a atenção ao volante, reforçando uma das principais causas de sinistros de trânsito no Brasil. No total, foram registradas em 2021, 246.438 infrações de trânsito por uso de celular no país.

Por isso, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em seu parágrafo único do artigo 252 afirma que o condutor que segurar ou manusear o telefone enquanto dirige está cometendo infração gravíssima. A medida visa restringir sua utilização e com isso diminuir os índices de sinistros de trânsito.

Para não se envolver nem causar sinistros, o condutor deve adotar uma postura atenciosa e cautelosa que elimine a dispersão ao conduzir o seu veículo, ter sempre o foco na direção, na via e no seu entorno.

No Brasil, usar o telefone celular ao dirigir implica em multa de R$293,47 e a soma de sete pontos na carteira.

Não utilizar o celular ao circular pelas vias é uma atitude simples, mas decisiva na proteção à vida. E a regra vale também para os motociclistas, que devem seguir as mesmas leis de trânsito que os condutores de veículos automotores, ou seja, parar quando o semáforo estiver vermelho, obedecer às placas de “Pare”, observar as preferências, só ultrapassar pela esquerda e nunca utilizar o celular ao pilotar.

Com o aumento do número de motociclistas profissionais (de aplicativos de entrega, por exemplo), o uso do celular ao guidão também vem aumentando e com isso os riscos de sinistros. Muitos motociclistas utilizam o celular para checar rotas, pedidos, mensagens e ligações. A solução para o problema do uso do celular ao guidão é simples: evitar, ou melhor, não utilizá-lo.

Em princípio, a alternativa pode ser difícil, mas é uma questão apenas de conscientização do melhor para a vida. Algo que pode ser incorporado à rotina da mesma forma que o uso de cinto de segurança, parar na faixa de pedestres, entre outros.

No trânsito, escolha a vida!

Fonte: DNIT

Nenhum comentário:

Postar um comentário