domingo, maio 21, 2023

Francismar Pontes retira candidatura ao TCE e vai apoiar Rodrigo Novaes

Rodrigo Novaes foi fundamental para a eleição de Álvaro Porto ao levar o apoio da maior bancada, PSB, para o tucano - FOTO: Alepe/divulgação

Depois do deputado federal Guilherme Uchoa Júnior ter saído da disputa da disputa pela segunda vaga no TCE, o deputado estadual Francismar Pontes, que é queridíssimo na Casa, anuncia também a retirada de sua candidatura e vai dar seu apoio ao deputado Rodrigo Novaes, do PSB.

Os dois movimentos já eram esperados, depois do afunilamento entre os candidatos Rodrigo Novaes e Joaquim Lira, que acabou ganhando o apoio do governo Raquel Lyra.

Francismar é 2º vice-presidente da Assembleia e tem ótimo trânsito entre os colegas. Sua candidatura era bem vista por boa parte do deputados, mas estava dividindo os votos de Novaes.

A desistência dele é recebida na Casa como mais um passo importante na consolidação da candidatura de Rodrigo, que tem o apoio do presidente Álvaro Porto.

Francismar agradeceu a todos que estavam ao seu lado até aqui. “É momento de unidade e fortalecimento da Casa, que é o que o presidente Álvaro Porto tem feito. Sempre fui um defensor do Legislativo. Chegou a hora da Casa mostrar a nossa altivez. A candidatura de Rodrigo Novaes representa esse sentimento da Casa. Para os deputados serem respeitados, isso é fundamental.”

Francismar disse que era hora de união para mostrar força do Legislativo estadual - Divulgação

Briga por 2ª vaga no TCE inclui partilha de votos e ajuda financeira para eleições

Empossado o advogado Eduardo Porto na vaga do conselheiro Carlos Porto, sem disputa, por unanimidade, acirra-se a disputa pela segunda vaga no TCE, aberta com a antecipação da aposentadoria da conselheira Teresa Duere. A eleição deve ocorrer na semana que vem, com votação secreta, favorecendo as negociações políticas. Raquel Lyra desejava indicar uma aliada mulher, mas a deputada desistiu, como esperado, por falta de força política.

De acordo com informações de bastidores, a disputa tem como pano de fundo a divisão de votos dos deputados candidatos, em futuras eleições, além da oferta de recursos financeiros para ajuda nas eleições vindouras. Os nomes mais fortes citados são o deputado Rodrigo Novaes (PSB), aliado do presidente da Alepe, Álvaro Porto, e Joaqum Lyra (PV), aliado do ex-primeiro secretário da Casa e hoje deputado federal Clodoaldo Magalhães.


De acordo com essas informações extra-oficiais, Joaquim Lyra teria estabelecido alguma vantagem por prometer a divisão de 50 mil votos para os integrantes da mesa diretora, além de R$ 15 milhões para campanhas. Rodrigo Novaes teria ofertado apenas 30 mil votos para partilha.

"Aqui está pegando fogo a disputa pela vaga no TCE, com clima de guerra psicológica. Até segunda-feira muitas águas vão rolar debaixo da ponte. O Diário Oficial deve estar movimentado esses dias. Essa eleição vai mostrar a fragilidade ou a tentativa de demostrar força de Raquel. Débora não queria ser candidata. Raquel pediu, jogou ela aos leões e não apoiou. Agora tenta reverter uma evebtual derrota com Joaquim Lyra, mas pode sofrer com a volta daquele sentimento: é Raquel contra a casa", afirma uma fonte do blog de Jamildo.

"Túlio (secretário da Casa Civil) está chamando individualmente os deputados. Vamos ver se agora são preenchidas as vacâncias e terceirizados. É o que circula. O que ela (Raquel Lyra) disse que não faria. A oferta do Palácio é 20 cargos terceirizados"


A jogada do grupo de Lira é simples. Ele precisa abrir espaço para um irmão que será lançado deputado estadual nas próximas eleições, depois que o grupo político de Vitória de Santo Antão já elegeu Iza Arruda para deputada federal.
Informações de corredores

Outro parlamentar da base informa que os deputados de fato estão sendo convidados para conversar com o alto escalão da gestão.

"Desde o fim da tarde de ontem que o Palácio vem montando uma verdadeira força-tarefa para tentar fazer Joaquim Lira o novo conselheiro do TCE. Logo após a reunião de ontem, que confirmou a indicação de Eduardo Porto para o Tribunal, Joaquim foi o parlamentar que menos confraternizou na Casa; seguiu direto para o Palácio. O governo não assumirá o risco de declarar o apoio formal, com medo de sofrer mais uma derrota".

Joaquim Lira afirma que será o indicado da Alepe para o TCE

O deputado estadual Joaquim Lyra se disse animado para concorrer a segunda vaga no TCE. Em entrevista ao Blog do Alberes Xavier, Joaquim Lira se disse animado com a disputa.

“Estamos animados nessa luta, nesta briga… Sempre soubemos que não é uma coisa muito fácil, afinal de contas, você está dialogando com os seus colegas para ter essa indicação para durante muitos anos poder representá-los na Corte de contas do estado. A gente tem tido muitos apoios e muitos incentivos por parte dos nossos colegas deputados. Eles dão conta que, estando bem posicionado, poderei disputar e conquistar essa indicação na próxima terça-feira”, falou.

Mesmo dizendo que acredita que os candidatos que se colocam para a vaga têm potencial, Joaquim afirmou que ele ocupará o cargo.
“Respeito muito todas as candidaturas postas. Todos são colegas e amigos que se colocam para ajudar o estado e a Alepe. Quem for eleito representará muito bem. Eu tenho plena convicção, sem falsa modesta, que certamente a gente vai estar lá no Tribunal de Contas do Estado”.

Por JC Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário