terça-feira, outubro 16, 2018

Ceasa/PE completa 56 anos de história e avanços



Nesta terça-feira (16), Dia Mundial da Alimentação, é comemorado o aniversário de um projeto pioneiro que se transformou no marco da história da economia de Pernambuco e do Brasil. O Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa/PE) chega aos seus 56 anos, como o primeiro Centro de abastecimento do País a ser implantado e assumindo a posição do quarto maior entreposto do Brasil.

O Ceasa foi fundado através de um projeto pioneiro elaborado pelo professor Lindalvo Farias, na época, Secretário de Agricultura, Mercados e Matadouros da Prefeitura do Recife. Observando o caos no abastecimento da cidade, que eram realizados nos mercados públicos e também nas férias livres, o professor decidiu criar um projeto que centralizasse o abastecimento e escoamento de produtos em um só lugar e com um fácil acesso.

Com o apoio do Governador do Estado, Miguel Arraes, em 16 de outubro de 1962, foi inaugurado o primeiro Centro que levava o nome de Central de Abastecimento de Pernambuco – CAPESA . S/A .

Em seu início, o Ceasa contava com 16 galpões de comercialização onde só se vendiam produtos hortifrutícolas (frutas e verduras). Hoje o Ceasa conta com 52 galpões que comercializam um “mix” de produtos tendo em suas variedades: estivas, produtos de limpeza, condimentos, restaurantes e até um ponto para vendas de veículos, atingindo uma média de comercialização de 90 mil toneladas mensais e um volume de pessoas de 70 mil ao mês.


Junto com seu crescimento, o Ceasa trás histórias de funcionários que viram de perto o crescimento e modernização do entreposto. Um desses casos é do Diretor Técnico Operacional do Ceasa, Paulo de Tarso. Ele começou como estagiário em 1986, no Setor de Planejamento, e hoje ocupa um dos cargos mais importantes no Centro Administrativo.

“No começo o (prédio) administrativo tinha poucos setores e nós, estagiários, passávamos por todos para poder aprender como se funcionava o Ceasa. Hoje o entreposto é visto como referência na geração de emprego. Temos setores que abrangem várias áreas como: nutrição, logística, contabilidade, comunicação, entre outros”, explica.

Funcionário do Ceasa há 46 anos, o Coordenador Operacional, Gildo Tomaz, que passou por funções como orientador de mercado, supervisor, sub-gerente, chefe do setor de reprografia e comunicação, dentre outros, ainda lembra de algumas dificuldades que se passava no começo da administração do entreposto. “Como não existiam bancos, eu levava os valores para serem pagos nos bancos do entreposto. Além disso, os setores separados. O mercado, por exemplo, era quem administrava a limpeza e segurança da área . Hoje é tudo pertinho. Temos três agências bancárias, uma loteria. Todos os setores estão no prédio do administrativo. Uma beleza ”, afirma.

Com todo esse avanço, o Ceasa impressiona quem chega para completar o time do entreposto. É o caso do estagiário do setor de Nutrição, Gabriel de Azevedo. O estudante da faculdade Maurício de Nassau não tinha conhecimento da magnitude do Centro. “Antes de vir para cá eu nem sabia que existia um setor administrativo. Pensava que eram apenas os galpões. Hoje, além de impressionado com o tamanho, gosto muito de trabalhar aqui, sendo o meu primeiro emprego na área. Aqui, além de aprender mais sobre o entreposto, também conheci seus projetos como o controle de qualidade da merenda das escolas municipais e estaduais”, afirma.

Veja cotação de preços de produtos, cadastro de feirantes, calendário de comercialização e outras informações no site do Ceasa: http://www.ceasape.org.br/

CEASA/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário