terça-feira, novembro 01, 2016

Equipe da CPRH barra desmatamento e devolve 42 aves silvestres à natureza

Investida na área rural de Sertânia, Sertão do Estado, foi motivada por uma denúncia anônima à Ouvidoria Ambiental do órgão (Foto: Divulgação/CPRH)

A equipe de fiscalização florestal da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), com o apoio da Polícia Militar (Batalhão de Arcoverde), barrou o desmatamento de uma área de cerca de três hectares de vegetação da caatinga no município de Sertânia, Sertão do Estado. Motivada por uma denúncia anônima, a investida foi no Sítio Pedra D’água, onde os agentes ambientais flagraram 15 homens derrubando árvores e impediu a continuidade da ação. O proprietário da área não foi localizado e ainda está sendo procurado, para aplicação de medidas administrativas (embargo da área e multa que pode chegar a R$ 99 mil – valor definido pelo volume de lenha contabilizada).

No local, foram apreendidos quatro motosserras, cinco machados e onze foices. Durante o deslocamento, a equipe também recolheu 40 alçapões para captura de aves, nos municípios de Belo Jardim, Buíque e Sertânia. Fez, ainda, o resgate de 60 pássaros silvestres que estavam presos, principalmente das espécies asa-branca, papa-capim e galo-de-campina. Deles, 42 foram soltos e 18, com muito tempo de cativeiro, foram encaminhados a uma base de apoio em Buíque.
“Libertamos a maioria dos pássaros, já que estavam em condições de sobreviverem na natureza, e recolhemos os alçapões. Eles agora serão usados em campanhas educativas”, explicou o engenheiro florestal Thiago Costa Lima, integrante da equipe da CPRH.

As fiscalizações da Agência Estadual de Meio Ambiente são constantes, algumas seguindo um roteiro pré-estabelecido e outras a partir de denúncias. No caso da área rural de Sertânia, uma denúncia foi feita à Ouvidoria Ambiental da CPRH. O telefone da ouvidoria é 81 3182-8923.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário