sexta-feira, março 13, 2015

Câmara Municipal de Petrolândia divulga resumo da Sessão realizada na quarta-feira, dia 11

Mesa Diretora presidida por Fabiano Marques (ao microfone)
Sessão teve a presença de todos os vereadores do município
Prof. Fernando, Diretor do CR/IF Sertão Pernambucano em Petrolândia

A sessão realizada no dia 11 de março do corrente ano, iniciou um pouco diferente das demais, a princípio, a palavra foi facultada para o Presidente do FUNDEB desta região, professor Evaldo, que falou sobre o Projeto de Lei recomendado pelo FNDE, e enviado para votação na Câmara Municipal de Petrolândia, com finalidade de corrigir alguns dados errados ou mal informados que estão prejudicando o Conselho,e por isso precisam ser regularizadas para só assim, aprovar as contas referentes ao transporte escolar.

O professor falou também sobre a implantação do IF Sertão no Município, solicitando aos vereadores para que na função de fiscalizadores das ações do Executivo, cobrem condições e qualidade para os alunos da rede municipal de ensino, uma vez que não basta oferecer cursos superiores, se não preparar essas crianças e adolescentes em todo o seu desenvolvimento escolar.

Logo em seguida, o Presidente da Casa, Fabiano Marques, saudou os ex-vereadores Altino Viana e Dona Elita, e concedeu a palavra para o vereador João Vicente, que após saudar todos os presentes, usou suas palavras iniciais para homenagear em nome da vereadora Dona Santa, todas as mulheres pelo dia 08 de Março, Dia Internacional da Mulher, fazendo grandes elogios à colega de trabalho. Posteriormente, explanou sobre a Ambulância do SAMU, tema de debate em Sessão anterior, onde houve questionamentos sobre a ausência desta, o vereador explicou sobre as necessidades para manutenção e suporte, desde os médicos plantonistas, enfermeiros, motoristas e equipe totalmente preparada para essa atuação, e que Petrolândia não foi o único Município a devolver o veículo, justamente devido a esta dificuldade. Deixou claro, que sempre que for questionado sobre a área de saúde, irá buscar as respostas para a população, uma vez que, defende há muitos anos esse setor, pensando no melhor para a população.

Após a fala do vereador João Vicente, o professor Fernando, responsável pelo IF Sertão em Petrolândia, e representando naquele momento Diretor e Reitor, agradecendo pela aprovação do Projeto de Doação do Terreno e Prédio onde funciona atualmente o Instituto, e expôs um pouco sobre os procedimentos deste, incluindo as questões de investimentos, bem como, as verbas aplicadas pela União, além das demais responsabilidades e planejamentos. Mencionou os cursos já existentes e quais os projetos para o futuro, sendo cursos técnicos e de formação iniciada e continuada, inclusive em Pólos na Zona Rural. Falou da sua alegria em fazer parte desse avanço na educação de Petrolândia e região, se colocando a disposição para responder qualquer dúvida com relação ao crescimento deste trabalho voltado de maneira responsável e atenciosa para todos que almejam uma formação com qualidade, motivo de satisfação não somente para os petrolandenses, mas para moradores das cidades vizinhas. Na ocasião, o professor respondeu várias perguntas realizadas pelos vereadores.

O vereador José Luiz parabenizou as mulheres pela passagem da data em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, e agradeceu ao professor Fernando pela atenção dada ao convite dos vereadores, para comparecer e esclarecer algumas dúvidas com relação ao IF Sertão em Petrolândia. Mostrou indignação em seu discurso, relatando fatos de descaso na área de saúde, citando ocorrências das quais tomou conhecimento e ficou decepcionado e sensibilizado com todos que passaram por tais momentos de angústia e desprezo, segundo palavras do vereador, continua a ausência de ambulâncias ou falta de comprometimento em enviá-las quando preciso. Descontente, falou ainda do momento de descuido com a educação no Município, e lembrou que até a presente data, a maioria das escolas, continuam sem aulas ou com algumas turmas apenas, e da suposta retirada da sede do INSS do Município.

O vereador Raimundo Paulo, o popular Noca, mencionou a sua satisfação com a chegada do IF Sertão à nossa cidade, porém, destacou a sua preocupação com a possibilidade de demora para receber a verba necessária para realização das atividades em geral, e dessa forma, haja um freio neste sonho para muitos, mas que ainda assim, acredita que tudo dará certo e os bons frutos serão colhidos. Explicou para o professor Evaldo, que no tocante ao projeto de Lei enviado para votação, buscando correções para os problemas que prejudicam Conselho e professores, pode afirmar que este não chegou até a Câmara com cunho de emergência, mas que está a disposição para votar, uma vez sabedor de sua importância. Apresentou Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Ruy Fialho, amigo próximo do vereador, e pessoa muito querida na cidade, e inclusive nesta Casa Legislativa, onde chegou a trabalhar, oferecendo seus trabalhos e sua amizade, deixando um forte abraço aos familiares. Ainda no uso de suas palavras, comentou sobre o SAMU, destacando para os colegas a importância de administrar uma cidade com esforços e competência, e que tal serviço nunca esteve à disposição do Município, apesar de todos os gastos realizados com local e adaptação das ambulâncias devolvidas, gerando um pequeno debate entre os colegas vereadores. Retomando sua fala, citou mais uma vez a sua opinião com relação a gestão atual e que considera despreparada e distante cada vez mais da realidade merecida pelos petrolandenses.

O vereador Jorge Viana, iniciou seu pronunciamento informando a aprovação de um orçamento de 103.000.000,00 (Cento e três milhões de reais), questionando qual a dificuldade em manter uma ambulância do SAMU, sabendo da importância de investir no que é indiscutivelmente significativo para a população, ainda mais, sabedor de que os gastos são divididos com outros Municípios que também serão beneficiados. Criticou a atual gestão, fazendo breves comentários sobre as Casas Populares, o descaso na infraestrutura da cidade, promessas como UTI móvel, precariedade com iluminação, problemas na coleta de lixo, falta de água no Bairro Nova Esperança, bem como, descuidos de modo geral com a estrutura da cidade, julgadas como falta de planejamento, segundo o vereador Jorge.

Rogério Novaes, iniciou seu pronunciamento, parabenizando respeitosamente todas as mulheres em nome da vereadora Dona Santa, e procedeu seu discurso falando da importância da aprovação do Projeto que permitiu a doação do prédio e terreno para o IF Sertão, e neste contexto, parabenizou também todos os colaboradores para essa conquista, e confessou ter que repetir o assunto debatido pelos demais colegas, referindo-se aos problemas no setor Saúde Pública, e que a ausência de ambulâncias, do saneamento básico, dos lixos expostos, o descaso em maior abrangência com a Zona Rural, e das dificuldades em defender uma cidade, uma população e famílias que acreditam na atuação do vereador, posto que, é indispensável a atuação do Executivo para sanar estas situações. O vereador ainda desabafou e respondeu críticas feitas a ele, e mais uma vez destacou as dificuldades na Zona Rural, e os diversos problemas na saúde, educação, saneamento, iluminação, etc., E enquanto vereador, lutará para buscar melhorias e qualidade de vida para essas pessoas. Indignou-se com a ausência da atuação social, e aproveitou para se comprometer em aprovar qualquer Projeto, desde sejam apresentados com fins positivos, produtivos e voltados para o benefício ao cidadão petrolandense.

A vereadora Dona Santa, representando muito bem as mulheres que decidem ser batalhadoras, envolvidas em diversas causas, nas igualdades entre homens e mulheres, e claro, o interesse pela vida política e lutas sociais. Nessa representação, fez das suas palavras, um belo discurso em homenagem a todas as mulheres, relembrando um pouco das conquistas realizadas por elas, e as mudanças extraordinárias e observadas nos dias de hoje. Assim como alguns vereadores citaram nos debates entre um discurso e outro, a vereadora fez questão de demonstrar sua força na luta pela permanência do Posto do INSS em nosso Município, afirmando que sempre estará disposta a buscar pelo que for melhor para todos, agradeceu a presença do professor Fernando e elogiou o desenvolvimento do IF Sertão em Petrolândia. Falou ainda da felicidade de ser professora e do orgulho de poder ajudar a esta classe merecedora. A vereadora esclareceu, que apesar de não ter seu nome na Moção de Pesar pelo falecimento do Sr. Ruy Fialho, mas que faz questão de prestar sua solidariedade para a família.

O vereador Juarez Patriota, parabenizou o atual gestor do Município pelo apoio dado para a instalação do IF Sertão. Falou sobre a Moção de Aplausos feita para a senhora Karla Delgado, pela publicação do Livro O Direito do Idoso, elogiando os méritos e conquistas que a destacam no meio jurídico, onde atua responsavelmente e dedicadamente. Em seguida, continuou a elogiar a gestão atual e sua atuação. Também deixou seus sentimentos para a família do Sr. Ruy Fialho, e elogiou os esforços do Governo Federal no que se refere aos benefícios na educação, como exemplo para Petrolândia, o IF Sertão.

O vice-presidente da Casa, o vereador Carlos Alberto, iniciou com belas palavras a sua homenagem pela passagem do Dia Internacional da Mulher, e gentilmente citou a colega Dona Santa como grande exemplo. Posteriormente, falou do orgulho de uma conquista como o IF Sertão, pois a formação profissional, hoje é peça fundamental no desenvolvimento de um cidadão, e permite um passo enorme para grandes realizações. Contou sobre um fato ocorrido no ano de 2007, onde a promessa de um Campus da UNIVASF, estava sendo divulgada como conquista, uma vez que esse sonho não saiu das divulgações, e ao buscar informações sobre o caso, o vereador pode apurar informações de que não houve verba, recursos, e que se divulgada essa dificuldade, juntos Executivo e Legislativo teriam buscado soluções através de Deputados, Governador, Senador, enfim, jamais perdido esta oportunidade. Já com a gestão atual, o vereador recorda da promessa de um Campus da UFRPE, e que até o momento, também nunca saiu de uma vontade e sonho para Petrolândia. Carlinhos dedicou elogios para a senhora Karla Delgado, recordando da época em que trabalharam na mesma empresa, e da força de vontade estampada nos trabalhos de Karla. Parabenizou pelo livro publicado, cujo tema aborda uma área de grande carência, o cuidado com o idoso através dos seus direitos. Falou ainda a respeito das Casas Populares, que sempre está entre os assuntos de debates devido às cobranças da população, que reivindica a desorganização na quantidade e distribuição destas. Por fim, o vereador prestou uma homenagem ao cantor João Pernambuco, que foi um petrolandense que construiu uma grande história, e que merece ser lembrado e ter suas lindas histórias resgatadas. Convidando todos para um evento que destacará várias coisas belíssimas da Vida de João Pernambuco. Nessa mesma ocasião, questionou com saudade: Cadê a nossa banda musical que tanto se apresentou e emocionou vários momentos em Petrolândia?

O Presidente da Casa, Fabiano Marques mostrou satisfação pela aprovação do Projeto de doação do prédio e terreno para o IF Sertão, parabenizando o Governo Federal, e a contribuição do Executivo e do Legislativo em acreditarem nesse avanço para Petrolândia, lembrando que se preciso for, Reitor, Diretor e demais responsáveis pelo Instituto, podem procurá-lo para qualquer intervenção com o Senador Armando Monteiro, na busca pela transformação em Campus. Resumiu suas palavras com base nos temas abordados pelos colegas vereadores, citando os problemas como coleta de lixo, escolas sem aulas, suposta retirada do posto do INSS, carência de ambulâncias, etc., Resumindo tudo a uma falta de planejamento, onde em sua opinião, o Governo Municipal não tem competência para planejar. Que merenda não pode ser problema, que as licitações são feitas para isso. O lixo não deveria ser problema para uma cidade que sempre foi tão organizada, e a prefeitura encerrou contrato com a terceirizada para coleta, e só meses depois adquiriu caminhões para isso. Ressaltou ainda, o descaso com o Bairro Nova Esperança, destacando a falta de água e a dificuldade das famílias que ali residem. Com relação ao INSS, se colocou a disposição para convocar os responsáveis para uma reunião e esclarecimentos sobre a real situação. Finalizou seu pronunciamento, parabenizando as mulheres pela data em homenagem a elas. Finalizou convidando todos os presentes para Audiência Pública, realizada no dia 12 de Março, nesta Casa Legislativa.

>Veja as fotos (Facebook)

Ascom Câmara Municipal de Petrolândia
Fotos: Ascom Câmara Municipal de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário