segunda-feira, fevereiro 03, 2014

Veto de Dilma à lei que criaria novos municípios deverá ser apreciado no dia 18


O Congresso Nacional deverá apreciar no dia 18 deste mês o veto da presidente Dilma Rousseff à Lei Complementar que dá poderes às Assembleias Legislativas para criar novos municípios.

Em Pernambuco, comandam a mobilização pela derrubada do veto os deputados Gonzaga Patriota (PSB) e José Augusto Maia (PROS).

Defensores do “movimento emancipacionista” divulgaram na internet trechos de um discurso do deputado Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) na Câmara Federal em que ele defende, ardorosamente, a criação de novos municípios.

Segundo o parlamentar, Minas Gerais tem 853 municípios, São Paulo 645, Rio Grande do Sul 496 e o Paraná 399.

Já o Pará, que é quase um continente, tem apenas 143 (o distrito Castelo dos Sonhos fica a 1.100 km da sede, Altamira) e o Amazonas 62 municípios. Por que essa desigualdade regional tem que prevalecer? – pergunta o deputado.

Ele disse também que não conhece ninguém que tenha declarado, até hoje, que a criação dos Estados de Tocantins e Mato Grosso do Sul tenha sido um equívoco. Muito pelo contrário, se desenvolveram muito depois que foram desmembrados de Goiás e Mato Grosso, respectivamente.

Fonte: Blog de Inaldo Sampaio