quarta-feira, junho 21, 2023

Pacientes pediátricos do Hospital da Restauração participam de festa junina com os Doutores da Alegria, no Recife

Além deles, um grupo de voluntários também trouxe arrasta-pé para o hospital, no último domingo (Foto: Imprensa/HR)

A calmaria no corredor do 4º andar do Hospital da Restauração (HR) Paulo Guerra, no Recife, foi interrompida, na manhã desta quarta-feira (21/06), pelo som da sanfona e das palhaçadas dos Doutores da Alegria. O grupo apresentou aos pacientes internados na Pediatria o espetáculo Presepada de São João, baseado no cordel “A peleja do noivo que tentou enganar a noiva na festa de São João ou vice e versa”.

Jean Carlos da Silva é pai de Vitor, de 9 anos, internado há 19 dias no hospital, e não só assistiu à apresentação como também interagiu com os palhaços. “Aceito as brincadeiras porque toda criança gosta de se divertir, e quando está passando por dificuldades fica isolada do resto das pessoas, só aqui dentro, sem brincadeira, então, sei que é importante, uma distração para eles”, afirmou Jean.

A coordenadora da Pediatria, Ana Cláudia de Pinho, disse que mudou a rotina do setor, hoje, por causa da apresentação mais que especial. “A ordem foi começar a evoluir cedinho, para que na hora as crianças estivessem liberadas e a gente não precisasse fazer nenhum procedimento com elas. Sabemos o quão importante é este trabalho que eles fazem aqui dentro, há mais de dez anos, como coadjuvante do tratamento, para o benefício dos pacientes”, explicou a médica.
Este ano, o arrasta-pé contou com oito palhaços, além do sanfoneiro, para embalar o arrasta-pé. “Depois desses anos duros de pandemia, quando tivemos de se ausentar e em seguida reduzir equipe, poder retomar essa festa linda com o grupo maior, com o cortejo mais potente musicalmente, como espetáculo de teatro, é motivo de muita celebração. Pra gente, é uma alegria poder trazer essas trapalhadas, bobices e confusões que acontecem no espetáculo, com a graça do palhaço, com a leveza e o humor próprio dessa linguagem”, comentou Arilson Lopes, coordenador artístico dos Doutores da Alegria.

No HR, os palhaços Doutores da Alegria realizam visitas às enfermarias pediátricas toda semana. Depois do São João, a dupla do hospital retoma os atendimentos besteirológicos na próxima segunda-feira (26).

PEÇA – Na Presepada de São João, o noivo, Dr. Gonda (Tiago Gondim), é doidinho pela noiva, Dra. Muskyta (Olga Ferrario), mas morre de medo do pai dela, Dr. Micolino Lampião (Marcelino Dias). E, para não encarar a fera, esse palhaço apronta um monte de presepadas, vistas e comentadas de perto pela dupla de fuxiqueiros: Dra. Nana (Ana Flávia) e Dr. Wago (Wagner Montenegro).

Os santos juninos estão todos participando da confusão: Santo Antônio é Dr. Lui (Luciano Pontes); Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), São João; e Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), São Pedro. O “São Foneiro”, sanfoneiro convidado para acompanhar o arraial, é Damião Mota, músico parceiro do grupo.

VOLUNTÁRIOS – No último domingo (18/06), um grupo formado por 10 pessoas do Instituto Mão Amiga também promoveu uma festa junina no Hospital da Restauração. Os voluntários percorreram todas as enfermarias do HR, do 8º ao 2º andar, além de passar pelas Emergências Geral e Pediátrica, no 1º andar, animando os pacientes. Trouxeram personagens ilustres do Nordeste, como Maria Bonita e Lampião, e também um trio de forró pé-de-serra, com sanfona, zabumba e triângulo. O líder do grupo é Gustavo Henrique, segurança de uma empresa terceirizada que presta serviço no hospital, e há 17 anos promove ações nas datas comemorativas, como São João, Carnaval e Natal.

Hospital da Restauração

Nenhum comentário:

Postar um comentário