quarta-feira, junho 22, 2016

São José da Coroa Grande e Serra Talhada recebem galpões para a coleta seletiva


Inauguração do galpão em Serra Talhada, no Sertão (Foto: Lindinalva Girão)

Projeto Recicla PE, que apoia a implantação da coleta seletiva em 11 municípios do estado, inaugurou dois novos galpões de triagem de resíduos nos dias 13 e 15 de junho, respectivamente nas cidades de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul, e em Serra Talhada, no Sertão do Pajeú.

Em São José da Coroa Grande, onde a coleta dos recicláveis já atinge 100% do município, o galpão foi entregue à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Boa Esperança. O novo equipamento garantirá um local apropriado para a atividade dos associados, que inclui triagem, pesagem e comercialização dos resíduos.

Já o município de Serra Talhada recebeu o seu segundo galpão de triagem devido à importante atuação da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada. Atualmente, a ação dos catadores já abrange mais da metade da área total município.

De acordo com a analista ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Lindinalva Girão, os municípios têm um papel fundamental para garantir o trabalho das associações e cooperativas. “Além da doação dos terrenos para a construção dos galpões, as prefeituras fazem campanhas de divulgação sobre o calendário da coleta seletiva e arcam com todas as despesas com o caminhão doado pelo Recicla PE, utilizado pelas associações para coleta e comercialização dos resíduos”, destacou a analista do setor de resíduos sólidos.

O Projeto Recicla PE teve início no estado em 2011, sob a coordenação das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e de Desenvolvimento Econômico (SDEC), execução do Instituto Tecnológico de Pernambuco – ITEP e apoio financeiro da Petroquímica Suape – PQS. Até 2016, já foram beneficiados pelo projeto os municípios de Rio Formoso, Sirinhaém, Tamandaré, Gameleira, Amaraji, Cortês, São José da Coroa Grande e Barreiros, na Mata Sul; Garanhuns, no Agreste Meridional; além de Arcoverde e Serra Talhada, no Sertão.

Texto: Flávia Cavalcanti/SEMAS-PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário