Fotos: Assis Ramalho
Neste mês, beneficiários das agências do vizinho município de Jatobá foram transferidos de um banco para outro em Petrolândia e, para ter acesso a um documento para levar à agência bancária e receber a aposentadoria, muitos beneficiários foram orientados a procurar a agência do INSS.
Já na grade da entrada da agência, uma coleção de avisos orienta aposentados, pensionistas e candidatos a procurar os meios digitais de contato com a instituição. Na área de atendimento, lotada, o gerente informou à nossa reportagem que a unidade do INSS em Petrolândia estava sem acesso ao sistema e não podia ver os dados dos pensionistas. A recomendação era ligar para o número 135.
A maioria dos beneficiários do INSS na cidade não tem acesso à Internet e a reclamação quase uníssona daqueles que se enfileiravam na entrada do prédio, o 135 da Previdência não atendia às ligações. Apenas uma pessoa disse que conseguiu ser atendida pelo número divulgado.
Segundo a propaganda do programa, o INSS Digital foi criado para agilizar o trabalho nas agências de todo o país e reduzir o tempo de espera para atendimento, pois dispensa o comparecimento a uma agência. Leia abaixo as explicações sobre o INSS Digital.
INSS DIGITAL