terça-feira, maio 07, 2024

Rios transbordam no interior de Alagoas e deixam desabrigados; temporal deve durar até quarta-feira

Lama invade casas em Jequiá da Praia, AL — Foto: Defesa Civil AL

Maceió e cidades do interior de Alagoas tiveram ruas, avenidas e pontes alagadas nesta terça-feira (7) por causa da chuva que cai no estado desde o dia anterior. Em pelo menos dois municípios há pessoas desabrigadas por causa do transbordamento de rios. O temporal deve durar até quarta (8), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Em Jequiá da Praia, onde casas ficaram tomadas pela lama depois da cheia do Rio Jequiá, a prefeitura decretou situação de emergência. 12 pessoas estão desabrigadas e 32 estão desalojadas, tiveram que sair de suas casas temporariamente e buscar abrigo na casa de parentes ou amigos.

Na região choveu 122 mm, o número representa quase metade do que é esperado para todo o mês de maio. O Rio Jequiá continua alto em alguns pontos, segundo a Defesa Civil. Nas regiões mais baixas da cidade, casas foram inundadas.

Algumas famílias que moram em áreas mais críticas estão sendo orientadas a ir para casas de parentes em local seguro até o temporal passar.

No município de Feliz Deserto o nível do Rio Canduípe subiu tanto que cobriu parte da ponte que dá acesso à cidade (veja no vídeo acima).

Não há registro de desabrigados ou desalojados na cidade, mas a Defesa Civil segue monitorando a situação para agir preventivamente ou em caso de emergência. Segundo a Defesa Civil, choveu 76% do esperado para todo o mês de maio só nas últimas 24 horas.

Além de Jequiá da Praia e Feliz Deserto, a cidade de Penedo, na região do Rio São Francisco, também sofre com alagamentos, que já deixaram 7 pessoas desabrigadas, segundo a Defesa Civil.

Aviso de grande perigo por causa da chuva

Rio Canduípe transbordou em Feliz Deserto — Foto: Defesa Civil de AL

O Inmet emitiu quatro avisos de chuva para todo o estado nesta terça (7). São dois laranjas (perigo), um amarelo (perigo potencial) e um vermelho (grande perigo), válidos até esta quarta-feira (8).

O alerta vermelho, que cobre mais da metade do estado, indica chuva será superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia, com alto risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos informou o acumulado de chuva nas últimas 24 horas em todo o Estado. Em algumas regiões de Maceió, choveu 144 mm, cerca de 45% do esperado para todo o mês de maio. A região do Baixo São Francisco também registrou um grande acumulado de chuva, 173 mm, cerca de 76% do esperado para maio.

Veja, abaixo, os municípios sob aleta vermelho do Inmet:

Anadia
Arapiraca
Atalaia
Barra de Santo Antônio
Barra de São Miguel
Batalha
Belém
Belo Monte
Boca da Mata
Branquinha
Cacimbinhas
Cajueiro
Campo Alegre
Campo Grande
Capela
Chã Preta
Coité do Nóia
Colônia Leopoldina
Coqueiro Seco
Coruripe
Craíbas
Estrela de Alagoas
Feira Grande
Feliz Deserto
Flexeiras
Girau do Ponciano
Ibateguara
Igaci
Igreja Nova
Japaratinga
Jaramataia
Jequiá da Praia
Joaquim Gomes
Jundiá
Junqueiro
Lagoa da Canoa
Limoeiro de Anadia
Maceió
Major Isidoro
Maragogi
Marechal Deodoro
Maribondo
Mar Vermelho
Matriz de Camaragibe
Messias
Murici
Novo Lino
Olho d'Água Grande
Palmeira dos Índios
Paripueira
Passo de Camaragibe
Paulo Jacinto
Penedo
Piaçabuçu
Pilar
Pindoba
Porto Calvo
Porto de Pedras
Porto Real do Colégio
Quebrangulo
Rio Largo
Roteiro
Santa Luzia do Norte
Santana do Mundaú
São Brás
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Campos
São Miguel dos Milagres
São Sebastião
Satuba
Tanque d'Arca
Taquarana
Teotônio Vilela
Traipu
União dos Palmares
Viçosa

Por Heliana Gonçalves, Lucas Melo*, g1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário