segunda-feira, julho 10, 2023

Sobe para 22 mil o número de desalojadas e desabrigados em Alagoas após fortes chuvas


Ascom/Prefeitura de Marechal Deodoro
Chuva em Alagoas deixa um morto e mais de 22 mil pessoas fora de casa — Foto: Jornal Nacional/Reprodução

Chegou a 22 mil o número de pessoas desalojadas e desabrigadas em algumas cidades de Alagoas afetadas pelas fortes chuvas na região. O balanço mais recente foi divulgado neste domingo (9) pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).

Ao todo, são 2,7 mil desabrigados — que perderam suas casas — e 19,2 desalojados — que deixaram suas moradias temporariamente. O município mais afetado é Murici, que concentra a maior quantidade de pessoas sem moradia.

Em Matriz de Camaragibe há a maior quantidade de pessoas retiradas de suas casas por risco de morte. Uma pessoa morreu em Joaquim Gomes em virtude das chuvas.

Milhares de famílias tiveram que deixar suas casas em São Miguel do Campos por causa da inundação — Foto: Ascom/Governo de Alagoas

Diversos rios do Estado transbordaram, entre eles o Jacuípe, na cidade de mesmo nome; o Canhoto, em São José da Laje; e o Mundaú, em União dos Palmares.

O Governo de Alagoas ampliou para 31 o número de municípios em situação de emergência, em decorrência dos estragos causados pelas chuvas. Ainda no sábado (8), o governador Paulo Dantas se reuniu com 17 dos 29 prefeitos que tiveram seus municípios atingidos pelas chuvas, para traçar estratégias que garantam assistência às famílias afetadas.

Ele informou que o governo de Alagoas vai encaminhar recursos financeiros para os municípios atingidos. Os recursos serão utilizados para compra de kits emergenciais compostos de água potável, colchões e cestas básicas.

VEJA OS MUNICÍPIOS ONDE HÁ DESABRIGADOS E DESALOJADOS
Atalaia
Branquinha
Barra de São Miguel
Cajueiro
Colônia
Leopoldina
Coqueiro Seco
Flexeiras
Ibateguara
Jacuípe
Joaquim Gomes
Maceió
Maragogi
Marechal Deodoro
Matriz de Camaragibe
Murici
Paripueira
Paulo Jacinto
Penedo
Pilar
Quebrangulo
Rio Largo
São José da Laje
São Luís do Quitunde
São Miguel dos Milagres
Santana do Mundaú
Teotônio Vilela
União dos Palmares
Capela
Viçosa
São Miguel dos Campos
Satuba

Por Diário do Nordeste e G1 AL

Nenhum comentário:

Postar um comentário