segunda-feira, janeiro 02, 2023

Público da posse de Lula supera 7 de Setembro de Bolsonaro

Pico de público na Esplanada dos Ministérios para acompanhar posse de Lula foi registrado pouco antes do discurso do presidente no Parlatório...


A posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste domingo (1º.jan.2023), reuniu de 150 mil a 170 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios e na Praça dos Três Poderes, em Brasília, segundo estimativas do Poder360 com imagens aéreas do público no local. 

O número é inferior ao projetado pelo Partido dos Trabalhadores, de ao menos 300 mil pessoas ao longo do dia. Porém, superou as 71 mil pessoas que estiveram na 1ª posse de Lula, em 2003, e os cerca de 100 mil apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o 7 de Setembro de 2022.

Imagem aérea da posse de Lula exibida em reportagem no “Jornal Hoje”, da “TV Globo”...

Tanto a posse de Lula e o 7 de Setembro de Bolsonaro foram anabolizados por eventos paralelos. Na posse do petista, o atrativo foi um festival de música pop com cerca de 40 artistas se apresentando gratuitamente. Já na celebração do Dia da Independência de 2022, como em todos os anos, houve o tradicional desfile cívico-militar que sempre atrai público amplo para a Esplanada.

O Poder360 analisou diferentes imagens do evento de posse em momentos de grande concentração de público. A estimativa considerou dados usados na metragem feita pela Defesa Civil de Brasília na 1ª posse de Lula, em 2003. As metodologias para analisar o público da posse de Lula e o 7 de Setembro de Bolsonaro foram as mesmas

Essa contagem, entretanto, é difícil de ser finalizada e apresentada com precisão absoluta porque o público, em geral, é flutuante. Desloca-se de uma área para outra o tempo todo. É possível que em algumas áreas a contagem possa ter sido duplicada. Por essa razão, considera-se uma variação para mais ou para menos.


As imagens analisadas são da transmissão do canal de Lula no YouTube e de fotos publicadas nas redes sociais. As forças de segurança de Brasília não autorizaram o uso de drones de empresas privadas durante a manifestação.

Tendo como base a imagem acima, a partir das dimensões do palco até o referencial de fim do terreno, o tamanho da área é de aproximadamente 50.000 m². Cada 1 m² corresponde a 3 pessoas. Com isso, o público total seria de 160 mil.

A Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes foram mapeadas a partir da metragem da Defesa Civil da capital federal. Depois, foram usadas imagens aéreas do local no momento de maior concentração de pessoas. Também foi utilizado o Google Earth para ajudar a calcular as medidas dos locais.

A Praça dos Três Poderes teve lotação máxima permitida de 40.000 pessoas, segundo determinação da Polícia Militar do Distrito Federal. A polícia fechou o espaço para a entrada de novos apoiadores por volta de 13h.

As estimativas com base em imagens aéreas, no entanto, mostram que o local contava com aproximadamente de 24.000 a 32.000 pessoas pouco antes do discurso de Lula no parlatório.

É necessário considerar, no entanto, que a baixa resolução das imagens dificulta uma estimativa precisa pela contagem manual dos presentes.

PODER 360.

Nenhum comentário:

Postar um comentário