quarta-feira, junho 07, 2023

Lula relança Farmácia Popular no Recife com ampliação da gratuidade de medicamentos

Lançamento do novo programa Farmácia Popular, do Governo Federal - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

O presidente Lula (PT) relançou, nesta quarta-feira (7), no Recife uma nova versão do programa Farmácia Popular, que distribui remédios gratuitamente ou vende com valores reduzidos.

Nesse formato novo, quem recebe Bolsa Família vai poder retirar de graça todos os 40 medicamentos incluídos no programa. "Ninguém vai ser tratado como de segunda classe", disse Lula, na ocasião.

Entre os remédios que têm apenas desconto e, agora, passarão a ser gratuitos para quem recebe Bolsa Família, estão:

Quatro anticoncepcionais;
Dois tipos de tratamento para Doença de Parkinson;
Três apresentações da sinvastatina, usada no controle do colesterol;
Três alternativas para controle da rinite;
Fraldas geriátricas.


Presidente Lula e a Governadora de Pernambuco Raquel Lyra — Foto: Bruno Fontes/TV Globo
O relançamento do Farmácia Popular aconteceu no Compaz Ariano Suassuna, no bairro do Cordeiro, na Zona Oeste do Recife. O programa foi criado em 2004, no primeiro mandato de Lula.

As medicações disponíveis no programa estão divididas em duas categorias, para o público em geral. Parte da lista é gratuita, e a outra parte tem um desconto de até 90% em relação ao preço tabelado das farmácias comerciais.

“Quantas pessoas nesse país iam a um posto de saúde, eram atendidas pelo médico, pegavam uma receita, levavam para casa, colocavam embaixo do travesseiro e, muitas vezes, morriam com a receita em cima da mesa porque não tinham dinheiro para comprar um remédio. Isso não vai mais acontecer nesse país. As pessoas mais necessitadas, que ganham menos e que foram privadas de conhecimento e oportunidades na história desse país, vão ser tratadas como pessoas de primeira categoria, de primeira classe", disse Lula.

O Farmácia Popular também oferece de forma gratuita, a todos os cidadãos, 22 medicações para controle da asma, da diabetes e da hipertensão. Para essa lista, nada muda: as gratuidades serão mantidas.

Outra novidade no programa é a retomada do credenciamento de novas farmácias, que estava paralisado há oito anos. Ao todo, 811 cidades poderão pedir a adesão ao programa. Com isso, haverá farmácias populares em 5.207 dos 5.565 municípios do Brasil.

Ministra da Saúde


Ministra da Saúde Nisia Trindade Lima no Recife — Foto: Pedro Alves/g1

Em seu discurso, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, apresentou dados de uma pesquisa da Universidade Federal da Bahia (UFBA) sobre a importância da Farmácia Popular para melhorar a saúde da população.

“A gratuidade [...] será ampliada, com oferta gratuita para anticoncepcional e tratamentos contra osteoporose, itens importantes para a saúde da mulher. O presidente Lula também falou da saúde do homem, como remédios para próstata, é isso será um avanço que, em breve, anunciaremos. [...] Uma pesquisa feita pela UFBA mostrou que o programa contribuiu para redução de 13% nas hospitalizações por causa de diabetes, e 23% nas hospitalizações por causa de hipertensão", disse.

Participaram da cerimônia:

A primeira-dama, Janja da Silva;
A ministra da Saúde, Nísia Trindade;
O ministro da Casa Civil, Rui Costa;
A governadora Raquel Lyra (PSDB);
O recém-nomeado presidente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral;
Os senadores Teresa Leitão (PT), Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB);
O prefeito do Recife, João Campos (PSB);
A prefeita de Serra Talhada, no Sertão, Márcia Condado (PT), que é presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe);
Deputados federais e estaduais.

Ministro da Saúde na época do lançamento da Farmácia Popular, Humberto Costa criticou os cortes orçamentários ocorridos durante a última gestão do governo federal.

“A Farmácia Popular é inspirada na farmácia do Lafepe, que oferecia medicamentos gratuitamente aqui em Pernambuco, e teve um avanço muito importante no governo de Miguel Arraes. […] Em 2021, 21 milhões de pessoas foram atendidas pela Farmácia Popular, 30 mil farmácias privadas ofereciam medicamento. Sabe o que o presidente passado fez? Diminuiu a verba da Farmácia Popular, que era de R$ 2 bilhões, para R$ 800 milhões”, declarou o senador.

Este é o segundo dia de agenda do presidente da República em Pernambuco. Na terça-feira (6), Lula visitou uma fábrica de automóveis e deu início à produção de mais um modelo desenvolvido pelo Polo Automotivo de Goiana, na Zona da Mata Norte. No local, ele criticou a taxa de juros básica do Brasil, a Selic, que está em 13,75% ao ano.

Inauguração em Paulista

Após o lançamento, Lula seguiu para Paulista, no Grande Recife, para a inauguração oficial da 16ª unidade do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O novo campus tem 6,4 mil metros quadrados e atende 1.125 estudantes da educação profissional, científica e tecnológica.

O campus foi concluído em fevereiro deste ano, 11 meses após a retomada das aulas presenciais por causa da pandemia da Covid-19.

Nesse campus, os estudantes vão atuar junto com comunidades camponesas nos estágios de vivência, nas férias de 2023. A unidade faz, ainda, busca ativa nos territórios campesinos, como a Mata do Ronca, para estimular a ida dos moradores à escola.

No segundo semestre, devem ser ofertados cursos de informática para pescadores, indígenas, quilombolas, assentados e agricultores familiares.


Por Pedro Alves, g1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário