domingo, novembro 28, 2021

Pernambuco não tem registro de casos da nova variante ômicron, diz governo


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) confirmou neste sábado (27) que não há registro de casos da nova variante ômicron em Pernambuco até o momento.

A nova cepa da Covid-19 foi classificada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma "variante de preocupação" e colocada no mesmo grupo de versões que já causaram impacto na progressão da pandemia: alfa, beta, gama e delta

A confirmação de variantes ocorre por meio de sequenciamento genético. A ômicron foi originalmente descoberta na África do Sul. Ela é considerada de preocupação pois tem 50 mutações, sendo mais de 30 na proteína "spike", a "chave" que o vírus usa para entrar nas células e que é o alvo da maioria das vacinas contra a Covid-19.

Ainda não se sabe se ela é mais transmissível ou mais letal: a própria OMS diz que precisará de semanas para compreender melhor o comportamento da variante.

Por nota, a SES informou que avalia constantemente a circulação das variantes no estado por meio dos sequenciamentos genéticos a partir de amostras de pacientes positivos para a Covid-19

O Programa TestaPE realiza exames em diversos pontos de forma itinerante e funciona com um posto de testagem fixo no Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre. O objetivo é testar, principalmente, os passageiros que desembarcam de voos nacionais e internacionais. O Terminal Integrado de Passageiros (TIP), no Curado, também conta com posto do TestaPE funcionando diariamente.

De acordo com a SES, 590.103 pessoas que vivem em Pernambuco estão com a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus em atraso, o que preocupa os especialistas.


A partir da segunda-feira (29), o Brasil vai fechar as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África.

Variante delta é predominante

As análises mais recentes feitas pelo Instituto Aggeu Magalhães, da Fiocruz, divulgadas em outubro, mostram que a variante delta da Covid-19 é predominante entre as amostras coletadas no estado, com prevalência de 98%.

A preocupação com a possível piora da pandemia de Covid-19 em caso de realização de festas de réveillon e carnaval levou o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) a divulgar, na sexta (26), uma nota de alerta para as autoridades de saúde. A entidade entende que eventos com aglomerações devem ser evitados.

As academias pernambucanas de Ciência e Medicina emitiram na quinta (25) uma nota conjunta pedindo que sejam evitadas aglomerações para evitar uma nova onda da doença.

No mesmo dia, o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, afirmou, em entrevista coletiva, que é bem provável que a definição do carnaval fique para o início 2022 e anunciou avanços no plano de convivência com a Covid-19.

Enquanto o governo não decide se vai liberar ou não as festas públicas no estado e as autoridades de saúde se mobilizam para evitar os eventos, municípios pernambucanos anunciaram que não vão realizar eventos. Essas medidas já foram anuncias pelas prefeituras de Carpina, Barreiros e Ribeirão, na Zona da Mata.

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário