terça-feira, setembro 09, 2014

Frases do dia 09/09/2014: Coletânea IHU Online


Retração econômica... mas o lucro dos bancos...

“Há dois trimestres temos retração da atividade econômica. No entanto, há algumas semanas o leitor deve também ter lido algumas notícias surpreendentes. Por exemplo, o lucro líquido do banco Itaú Unibanco chegou a R$ 9,3 bilhões no primeiro semestre do ano: um recorde na história da instituição neste período e que representa um aumento de 36,7% em um ano. Já o lucro líquido ajustado do Bradesco, no mesmo período, foi de R$ 7,2 bilhões. O que representa, por sua vez, um aumento de 20,7% em relação ao ano passado” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 09-09-2014.

Quem é mais liberal?

“Novo mesmo é se conformar com a catástrofe e não ver relação alguma entre a economia que para e o sistema financeiro que drena todas as riquezas do país. Tanto é assim que você não ouve propostas de reconhecimento de antagonismos econômicos vindas de nossos principais candidatos. A corrida agora é ver quem é mais liberal. Ou seja, o pior nem começou” – Vladimir Safatle, professor de Filosofia – Folha de S. Paulo, 09-09-2014.

Com a bênção do poder econômico

“A prestação parcial de contas dos candidatos a deputado federal é a maior expressão do peso do poder econômico em uma eleição. Dos 15 candidatos que mais receberam contribuições de campanha até agora, 13 estão no exercício do mandato” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 09-09-2014.

Peso

“A lista de doadores para candidatos a todos os cargos chama a atenção para o peso das empreiteiras, dos bancos e dos frigoríficos. Será apenas por apreço à democracia que despejam volumosas somas na conta deste ou daquele concorrente?” – Rosane de Oliveira, jornalista – Zero Hora, 09-09-2014.

Silêncio fardado

“Militares acusados de cometer crimes na ditadura fecharam pacto para se manter calados nos depoimentos à Comissão da Verdade. A tática deve ser reprisada hoje pelo general José Antonio Nogueira Belham, que chefiava o DOI-Codi do Rio quando o ex-deputado Rubens Paiva foi morto sob tortura. O advogado Rodrigo Roca, que também defende oficiais ligados à Guerrilha do Araguaia e ao atentado do Riocentro, diz que a fase de colaborar acabou: "A orientação agora é silêncio total" – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-09-2014.

Cadeia de comando

"O coordenador da Comissão da Verdade, Pedro Dallari, diz que o exemplo para o silêncio vem de cima. "O fato de as Forças Armadas se negarem a reconhecer as práticas de tortura e morte estimula os oficiais a não cooperar" – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-09-2014.

Dá a chupeta

“Petistas comemoraram a declaração do economista Eduardo Giannetti, conselheiro de Marina Silva (PSB), de que a indústria precisa de um "desmame" dos incentivos do governo. Dilma usará a fala para dizer a empresários que a ex-senadora ameaça a produção” – Bernardo Mello Franco, jornalista – Folha de S. Paulo, 09-09-2014.

Fonte: IHU Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário