sábado, novembro 30, 2019

Petrolândia/Projeto “Sertão Mais Criativo': Advogada e poetisa Elis Almeida ministra palestra sobre turismo na ExpoSertão

 

 


Em uma parceria SEBRAE, EMPETUR e Prefeitura de Petrolândia, o projeto Sertão mais criativo trouxe para a 5ª Feira de Negócios e Empreendedorismo de Petrolândia - ExpoSertão, debate sobre a importância da cultura para o fortalecimento das atividades turísticas no município do Sertão de Itaparica.

Devido ao grande potencial turístico do município, um dos destaques da noite desta sexta-feira (29/11/2019) foi o seminário “Turismo no Sertão? Sim, Sinhô – Um Mundo de Possibilidades”.

O seminário "Turismo no Sertão Sim Senhor", foi ministrado pela advogada e poetisa Elis Almeida, associada da Rede Nacional de Turismo Criativo do Brasil – Recria.

O evento contou com a participação da prefeita de Petrolândia Janielma Souza, diretora do departamento de turismo de Petrolândia, Mabel Aquino, deputado estadual Alberto Feitosa, além de empresários no ramo de turismo do município.

A poetisa fez apresentação e falou sobre o seu trabalho na cadeia produtiva do turismo em Pernambuco. “O sertão precisa se ajudar mais. As cidades precisam dialogar e interagir, para potencializar o Sertão pernambucano como uma importante rota turística do Estado, enfatizando a nossa cultura, a nossa poesia.” disse  Elis Almeida que se tornou uma referência no trabalho do turismo do Estado, passando inclusive a integrar a RECRIA – Rede Nacional do Turismo Criativo. “Além da poesia, hoje a gente leva a música também aos nossos roteiros turísticos de Pernambuco.

Ao final da apresentação, a poetisa foi bastante aplaudida e cumprimentada por todos.

Notícia relacionada > Petrolândia: Paulo Dantas, diretor da maior exportadora de mangas do Brasil (AGRODAN) participa da abertura da 5ª ExpoSertão

Histórico de Elis Almeida
Elis Almeida nasceu em Triunfo/PE, sendo uma das filhas de um casal de agricultores de cana, milho e feijão. Aos 17 anos de idade concluiu o magistério e começou a lecionar na Escola de Jovens e Adultos – EJA, tendo sido inclusive professora da sua mãe e das suas tias.

Quatro anos depois, se mudou para Recife para trabalhar na Rette das Leben eines Kindes, instituição filantrópica alemã que desenvolvia atividades de assistencialismo em favor das famílias carentes.

Aos 25, retornou para o sertão de Pernambuco para atuar como professora de artes na educação infantil e condutora local de turismo. Em seguida, ingressou no curso de Direito da FIS - Faculdade de Integração do Sertão, concluindo o curso superior no ano de 2013.

Como a verve empreendedora elevada, Elis Almeida decidiu abrir dois escritórios de advocacia e partir pra cima do mercado, mas foi percebendo que o seu negócio na área jurídica não estava compensando financeiramente. Por outro lado, o turismo estava crescendo no sertão pernambucano e Elis enxergou a possibilidade de empreender no turismo de experiência, elaborando roteiros temáticos encantadores utilizando a técnica de storytelling. Na prática, criou de forma inédita uma poesia para cada equipamento turístico e histórias das cidades em verso, canto e poesia.

Em abril de 2019, foi convidada para ser associada da Rede Nacional de Turismo Criativo e hoje é uma das gestoras da Recria. Com a parceria do Sebrae, Elis consegue articular o turismo na região dos sertões e desenvolver a atividade com foco no turismo criativo através do pertencimento dos personagens da cultura sertaneja, tais como O Careta de Triunfo, Maria Bonita e quilombola.

E aí, ficou interessado em conhecer mais sobre o trabalho da Elis Almeida? É só se conectar pelo Instagram[@elisaalmeida0] ou WhatsApp (87) 99919-8330.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário