sexta-feira, outubro 05, 2018

Estudante de Timbaúba conquista a oitava edição do Ler Bem

Quinze alunos de escolas públicas participaram da etapa final da disputa na Livraria Cultura. Alunos de Santa Cruz do Capibaribe e de Lajedo levaram segundo e terceiro lugares (Foto: Divulgação/Aspa)

São de Timbaúba, Santa Cruz do Capibaribe e Lajedo os três primeiros lugares do concurso de incentivo à leitura, Ler Bem, promovido pela Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores. Em primeiro lugar, campeoníssima da disputa que envolveu 130 mil estudantes pernambucanos, ficou a aluna do Centro Educacional Maria Emília Dutra Ferreira Lima, Maria Eduarda Soares Fernandes do Nascimento, 10 anos. Na segunda colocação, veio Jálysson Rafael da Silva Cruz, 9 anos, estudante da Escola municipal João Maria Neto. Em terceiro, ficou Raquel Silva do Amaral, de 9 anos, da Escola Municipal José Braga da Silva. A final da disputa literária aconteceu na tarde desta quarta-feira (3), no Teatro Eva Hertz, na Livraria Cultura do RioMar Shopping.

O presidente da entidade, José Luiz Torres, destacou a emoção de acompanhar a evolução das crianças, que mostraram bastante desenvoltura no palco e emocionaram a plateia. “É gratificante ver um projeto como este, apenas no oitavo ano, ser reconhecido como um dos melhores projetos educacionais do Estado. Quero agradecer aos professores, Secretarias de Educação e todos os demais envolvidos, pois, se não fossem vocês, não teríamos aqui, hoje, crianças tão preparadas, seguras e dando um show de leitura.” Torres ainda falou da expectativa para que o concurso cresça cada vez mais, atingindo todo o território nacional.

A disputa final envolve duas etapas. Na primeira, os 15 finalistas leem trechos sorteados do livro adotado para a disputa, no caso, a obra Gente de Estimação, do escritor Pedro Bandeira, da Editora Moderna. A segunda etapa chamou novamente ao palco os estudantes, dessa vez, seis alunos, para, novamente, lerem outros trechos selecionados da publicação. “Quando eu fui selecionada entre os seis alunos que leriam novamente, eu já não acreditei e pensei: como vou subir ao palco e ler de novo?”, confessou Maria Eduarda, que arrancou risadas da plateia.

Os alunos de Bezerros, Casinhas, Lajedo, Quipapá, Santa Cruz do Capibaribe e Timbaúba foram os escolhidos. O vencedor da última edição, Erick Cordeiro, do município de Tabira, subiu ao palco para fazer uma poesia e pontuou o que mudou em sua vida depois que ganhou o Ler Bem. “A minha irmã, Bela, já disse que vai participar no ano que vem. Nós lemos juntos e eu a ajudo a se preparar”, explicou o menino.

“Quero agradecer a todos, meus pais, minhas professoras e à Aspa por me darem a oportunidade de ler novamente para vocês”, finalizou a vencedora. Maria Eduarda ganhou, assim com os outros dois vencedores, um fim de semana no Enotel, em Porto de Galinhas, com familiares e o diretor da escola. Eles vão participar do Encontro Aspa marcado para 23 a 25 de novembro, com shows e apresentações culturais, entre outras atividades.

A final do Ler Bem contou ainda com uma homenagem aos professores dos alunos selecionados para a última etapa do projeto. Docentes da Secretaria de Educação do Recife formaram o júri do concurso. A coordenadora da iniciativa, Nélia Azevedo, anunciou que as inscrições para o nono Ler Bem começam no dia 2 de janeiro de 2019. Este ano, o concurso bateu recorde de inscrições, envolvendo mais de 130 mil estudantes do 4º ano da rede municipal de ensino de mais de três mil escolas de 118 cidades de Pernambuco.

Mia Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário