segunda-feira, julho 08, 2019

Petrolândia: Com o auditório do Centro Cultural lotado, a aula espetáculo PETROLÂNDIA 110 ANOS - APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DO BRASIL foi um sucesso de público e crítica








Promovida pelo IGHP - Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia em comemoração aos 110 anos da Cidade e 3º ano de fundação do Instituto, a aula foi apresentada pelo palestrante, escritor e poeta Edson Mendes, mestre pela Fundação Visconde de Cairu, Salvador (BA) , Membro da Academia de Letras de Paulo Afonso e Garanhuns, Secretário da União Brasileira de Escritores, Membro do IGH de Paulo Afonso e Garanhuns, com diversas especializações no Brasil e no exterior, como França e EUA.

O evento aconteceu na tarde de sexta-feira (5) -  no Auditório Cecídio Rubens, no Centro Cultural de Petrolândia

Com o titulo de PETROLÃNDIA 110 ANOS – APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DO BRASIL, a aula foi enriquecida pela música de JOÃO PERNAMBUCO e Luiz Gonzaga tocada e cantada ao vivo por filhos da terra e encerrada pelo espetáculo teatral PETROLANDIA UMA CIDADE SUBMERSA , montada e encenada pela CIA DE TEATRO TELMA RODRIGUES.

O público se manteve atento durante a exposição do palestrante, acompanhou a música cantando junto e foi ás lágrimas durante a apresentação teatral, que levou ao palco até o personagem de Pedro Doido , figura muito conhecida e querida por todos os petrolandenses.

Veja abaixo: vídeo da aula apresentada pelo palestrante Edson Mendes, fotos do evento e a história do IGHPETROLÂNDIA, uma organização voltada para o estudo e pesquisa da história e geografia de Petrolândia.



























Ver todas as fotos > Aula espetáculo PETROLÂNDIA 110 ANOS - APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DO BRASIL

Conheça a história do IGHPETROLÂNDIA

O IGHPETROLÂNDIA, fundado em 09.07.2016, é uma organização voltada para o estudo e pesquisa da história e geografia de Petrolândia , de modo a oferecer, de forma gratuita , ao poder público, estudantes , professores e ao publico em geral, uma fonte confiável de conhecimento sobre o município, além de garantir a preservação de documentos relacionados à história da região e do Brasil.

OBJETIVO : Preservar a memória e promover estudos para o desenvolvimento e difusão do conhecimento da História, Geografia e ciências a fins, especialmente do município de Petrolândia, assim como atuar em defesa do meio ambiente, da cultura e o seu patrimônio.

Dentre esses três anos de existência, o IGH tem realizado pesquisas que resultaram em vários trabalhos , tais como:

PROJETOS realizados:

Lançamento do Site IGH Petrolândia - Onde estão disponíveis fotos, mapas, publicações e documentos sobre a história de Petrolândia.

Resgate do Pastoril - Pesquisa que resultou na criação do Grupo PASTORIL ESPERANÇA, formado por crianças do Bairro Nova Esperança, local de população carente e desassistida por políticas públicas.

PROJETOS PERMANENTES:

MUSEU DA PESSOA - Registro da história de moradores de Petrolândia na internet através da plataforma do site WWW.museudapessoa.net, onde relatos , fotos, áudios e vídeos são preservados , de modo que a história da cidade vai sendo contada através da história das pessoas.

Veja também
Petrolândia 110 anos: IGPH, palestrante Edson Mendes e Cia de Teatro Telma Rodrigues falam sobre aula espetáculo desta sexta (05)

Por: Instituto Geográfico Histórico de Petrolândia-IGPH
Fotos: Assis Ramalho/ IGHP
Vídeo: Assis Ramalho/BlogAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário