quinta-feira, dezembro 20, 2018

ESA-PE avança e é, hoje, uma das maiores escolas do sistema OAB do país

Voltada para advogados e estagiários de Direito, escola é braço educacional da OAB Pernambuco e tem programas de pós-graduação e cursos de extensão (Foto: Alysson Maria)

Com o objetivo de atuar na formação continuada dos profissionais da advocacia, a Escola Superior de Advocacia de Pernambuco (ESA-PE), braço educacional da OAB Pernambuco, chega ao fim da atual gestão como uma das maiores escolas do sistema OAB do país, com o maior programa de pós-graduação e serviços prestados com excelência. De 2016 a 2018, foram mais de 180 cursos ofertados, 22,2 mil participantes certificados, 750 alunos em sala de aula nas nove pós-graduações em andamento e quase 500 eventos realizados, entre palestras, congressos, seminários e oficinas. É um dos maiores programas de pós-graduação do país dentro do sistema OAB.

Entre os grandes projetos desenvolvidos na última gestão, presidida pelo advogado Carlos Neves, está a Residência Jurídica - curso que oferece aos jovens advogados e advogadas a oportunidade de imersão em escritórios parceiros e aulas que vão além das oferecidas na graduação. A ESA-PE agora também tem uma nova sede, que ocupa um andar no prédio da OAB, no bairro de Santo Antônio, no Recife (PE), com estrutura moderna, eficiente e centralizada. “Sem dúvidas, o grande legado da nossa gestão será a iniciativa da Residência Jurídica. O programa acaba de formar a primeira turma e segue mais forte para a segunda. Um projeto inovador no país e uma oportunidade prática de aproximar o residente do dia a dia de sua profissão”, explica o presidente da instituição, Carlos Neves.

Para Carlos Neves, era necessário trazer temas inovadores para o dia a dia dos profissionais. “A ESA-PE preocupou-se em fornecer aos advogados subsídios necessários para lidar com as mudanças do mercado e fomentou atividades e projetos que trataram dos impactos da tecnologia na advocacia e na profissionalização do advogado autônomo e dos novos escritórios”, ressalta o presidente. Ele dirigiu a ESA-PE durante toda a gestão do presidente Ronnie Preuss Duarte à frente da OAB Pernambuco.

Nessa área, além da Residência Jurídica, a Escola implementou o projeto Incubadora OAB, iniciativa que visa o recrutamento de advogados interessados em gerir o próprio escritório, oferecendo suporte de planejamento e estrutura física. A instituição passou a oferecer, também, a Biblioteca Digital (Bid), que disponibiliza acervo de conteúdo jurídico para consulta e pesquisa em doutrina, legislação e jurisprudência e já conta com mais de 3 mil advogados inscritos.

Outra inovação foi o programa Atravessando Fronteiras, convênio firmado com várias empresas para oferecer condições facilitadoras para profissionais que desejam fazer intercâmbio de línguas e práticas jurídicas em outros países. Também criado na atual gestão, um serviço chamado Tutor PJe foi além do atendimento presencial na própria ESA-PE e passou a fazer atendimento remoto através do site, facilitando a relação dos advogados com o sistema do Processo Judicial Eletrônico.

A interiorização do conhecimento também foi ponto chave nos últimos três anos. Em parceria com as 25 subseccionais da OAB-PE e também com as comissões temáticas da instituição, a ESA-PE realizou cursos e eventos em todo o estado com a Caravana de Atualização Jurídica, que leva palestras e debates com temas do momento. Uma série de outras caravanas e cursos também foram realizados, como a Caravana de Direito Eleitoral e as Oficinas Trabalhistas, sobre a reforma trabalhista.

Já na área de cursos, além dos presenciais, a Escola aumentou a sua oferta criando a modalidade de Ensino a Distância (EAD) e também lançou o canal TV OAB no Youtube, que transmite informações, séries e debates relevantes para os advogados, com destaque para os quadros “3 minutos OAB”, “PJe em Foco” e “Direito em Pauta”.

Em parceria com a Comissão da Mulher Advogada da OAB Pernambuco, a ESA entrou no circuito das ações propositivas para aumentar e fortalecer a participação da mulher advogada nas ações da OAB e, para garantir a participação feminina nas principais mesas de debate, foi lançado o Edital de Chamada de Mulheres Palestrantes.

Além de todas as realizações do triênio, o ano de 2018 foi especial para a ESA-PE, que completou 25 anos com evento realizado na sede da OAB-PE, com exposições, workshops, palestras, talks e debates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário