domingo, agosto 05, 2018

Velha Petrolândia em fatos & fotos - momentos de recordações

Túnel do tempo da Velha Petrolândia: Manú da Casa Lealdade, Plínio do Banco Bandepe, Edmilson, Mauro da Pop Disco e Adelmo
Inauguração da reforma do Açougue Público, na velha Petrolândia, em meados da década de 80. Na foto, o então prefeito Dr. Francisco Simões de Lima (mandato 1983/86) faz o descerramento da fita inaugural, juntamente com o ex-prefeito José Dantas de Lima (1977/1982).
Dr. Roberto Magalhães, governador de Pernambuco de 1983 a 1986, visitou a cidade de Petrolândia, acompanhado pela esposa, Dra. Jane Magalhães, além de comitiva. No mesmo período, era prefeito Dr. Francisco Simões de Lima. tendo como vice-prefeito Itamar Leite.
Primeira Dama de Petrolândia, Dona Socorro Simões, ao lado da Primeira Dama do Estado, Dra. Jane Coelho Magalhães. Também na foto o deputado estadual, o florestano Vital Novaes (pai de Rodrigo Novaes)
Na foto ao lado direito, a ex-vereadora e parteira Maria Arlete da Silva [Arlete] -  In memoriam. Na mesma foto também se ver o político pernambucano José Múcio [ na ponta, no lado esquerdo]
Na foto: Dr. José Dantas de Lima, Governador Roberto Magalhães, Vital Novaes, Dr. Simões e Rivaldo Sobreira

Neste domingo, 05 de agosto de 2018, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do baú e mostra seis fotos para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa nas águas do rio São Francisco.

História de Petrolândia
A colonização da região começou no século XVIII, quando foram fundadas as fazendas Brejinho da Serra e Brejinho de Fora. Os primeiros núcleos de povoamento surgiram onde havia uma frondosa árvore de jatobá e um bebedouro para o gado. Por causa disso, o povoado ficou conhecido como Bebedouro de Jatobá.

Em 1877, a região recebeu a visita do Imperador D. Pedro II, que ordenou a construção de um cais e de uma ferrovia que ligava economicamente o alto e o baixo São Francisco.

Em 1887, a sede do município de Tacaratu é transferida para o povoado de Jatobá que, mais tarde, seria elevada à categoria de cidade em 1 de julho de 1909. O município recebeu a atual denominação em homenagem ao Imperador D. Pedro II.

A história do município passou por uma enorme transformação nos anos 80 devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (também conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica), que resultou na inundação da antiga cidade pelo lago de Itaparica e obrigou a transferência dos moradores para a atual cidade em 1988. O município de Petrolândia vem se tornando nos últimos anos um dos mais importantes da região.

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Arquivo do Blog de Assis Ramalho/Petrolândia ontem, hoje e sempre

Fotos: Petrolândia Ontem Hoje e Sempre e arquivo do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário