terça-feira, julho 04, 2017

Futuro dos perímetros irrigados do sistema Itaparica é debatido em reunião realizada nesta segunda em Cabrobó




Na reunião estiveram os prefeitos: Marcilio Cavalcanti (Cabrobó-PE); Humberto Mendes (Santa Maria da Boa Vista-PE); George Gueber (Orocó-PE) Geraldinho de Livino do município de Rodelas-BA. As ausências dos prefeitos de Petrolandia/PE, Ricardo Rodolfo Souza Leal; Gloria/BA, David de Souza Cavalcanti; Curaçá/BA, Pedro Alves de Oliveira e de Abaré/BA, Fernando Jose Teixeira Tolentino, foi visto por alguns participantes como falta de interesse desses gestores.
A cada dia que se passa a situação fica cada vez mais complicada e indefinida para os reassentados dos projetos de irrigação do sistema Itaparica, em 2013 o governo federal passou a administração técnica dos perímetros irrigados para a Codevasf, antes a responsabilidade administrativa desses projetos era com a Chesf. Agora o governo vem trabalhando a idéia da administração de cada perímetro ser feita pelos próprios reassentados, como já acontece com alguns no município de Petrolina.

O maior problema conforme foi levantado pelos participantes da reunião, não a transferência de responsabilidade administrativa, sim a forma como essa transferência vem sendo conduzida, principalmente quando o governo quer repassar aos reassentado equipamentos já obsoleto e outras situações que causaria imensos prejuízos para os agricultores dessas áreas. Como se trata de projetos de irrigação importantes para a economia de vários municípios, a discussão está sendo conduzida politicamente pelos prefeitos de quatro municípios pernambucanos e quatro baianos.

Ficou acordado nessa reunião realizada nesta segunda-feira (03) na câmara de vereadores de Cabrobó, é que a discussão dever ser ampliada e levada a Brasília para que seja encontrada uma solução política e definitiva. Nesta reunião estiveram os prefeitos: Marcilio Cavalcanti (Cabrobó-PE); Humberto Mendes (Santa Maria da Boa Vista-PE); George Gueber (Orocó-PE) Geraldinho de Livino do município de Rodelas-BA. As ausências dos prefeitos de Petrolandia/PE, Ricardo Rodolfo Souza Leal; Gloria/BA, David de Souza Cavalcanti; Curaçá/BA, Pedro Alves de Oliveira e de Abaré/BA, Fernando Jose Teixeira Tolentino, foi visto por alguns participantes como falta de interesse desses gestores.


Ainda estiveram na reunião desta segunda-feira os vereadores, Ramsés Sobreira, presidente da câmara de Cabrobó, Luiz Bernardino vereador da cidade de Orocó e Adeildo Nunes, vereador da cidade de Santa Maria da Boa Vista. Tambem o Dr. Welligthon, assessor jurídico da prefeitura de Boa Vista, Cleber do movimento dos reassentados do projeto de irrigação de Rodelas, ainda do secretário de agricultura do município de Rodelas, Marcos Davi. Ficou acordado entre os participantes da reunião desta segunda que haverá outra na próxima terça-feira (11), sendo que nessa participará os representantes dos poderes executivos e legislativos de cada um dos oito municípios, ainda representantes dos reassentados de cada projeto de irrigação e do pólo sindical do sistema Itaparica, a reunião acontecerá durante todo os dia na câmara de vereadores de Cabrobó.

Blog de Didi Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário