sábado, abril 02, 2022

Petrolândia/PE: Túnel do Tempo – Recordar é viver! foto de Relíquia de uma partida de Voleybol disputada no pátio do Colégio Municipal da velha Petrolândia; conheça a história da Escola



Neste sábado, 02 de abril de 2022, o Blog de Assis Ramalho vai no fundo do Baú e mostra fotos de Relíquias de uma partida de Voleybol disputada no pátio do Colégio Municipal para nos lembrar da nossa saudosa velha Petrolândia, hoje submersa as águas do Rio São Francisco.

Quem viveu jamais esquecerá!



Conheça a história do Ginásio Municipal, Escola de Jatobá, EREM de Jatobá, contada pelo ex-prefeito de Petrolândia Dr. José Dantas de Lima.

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) de Jatobá, inaugurada em 27 de julho de 1957, celebrará seu 65º aniversário na mesma data em julho de 2022.

A instituição de ensino foi criada com o nome de Ginásio Municipal de Petrolândia, na sede do município. Posteriormente, tornou-se a estadual Escola de Jatobá - Ensino Fundamental e Médio. Com educação em horário integral, se transformou na EREM de Jatobá.

Este blogueiro e radialista, Assis Ramalho, foi aluno do (na época) Colégio Municipal de Petrolândia (velha) e, entre as muitas lembranças da escola, há dois fatos que os estudantes da atual EREM provavelmente desconhecem: a escola não era gratuita e o o aluno só passava do portão se estivesse com o fardamento rigorosamente correto, e pago a mensalidade.

A experiência de Assis Ramalho de ser mandado de volta para casa e perder aula por estar calçado com meias vermelhas não foi fácil de esquecer. Além da exigência do fardamento, só era permitido a entrada se o aluno tivesse de meias azul ou preta.



O ex-prefeito de Petrolândia Dr José Dantas de Lima também passou pelos "aperreios" proporcionados pela escola pública paga. Foi durante o mandato dele que a Escola de Jatobá (na época Colégio Municipal) foi estadualizada. 

Perguntamos ao ex-prefeito sobre suas lembranças da Escola, nos tempos de estudante, e se ainda lembrava do ano em que aconteceu a estadualização - época em que já era prefeito de Petrolândia. Também pedimos a confirmação do ex-prefeito, em relação ao aluno [na época ] ter que pagar para estudar.

Para falar sobre o assunto, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e Web Rádio Petrolândia pediu uma avaliação do ex-gestor. Veja o relato abaixo

"Eram, na verdade, três escolas: Ginásio Municipal, Colégio Comercial São Francisco (curso técnico de contabilidade) e tinha um curso de professor [Magistério], a nível de segundo grau. O ano da estadualização deve ter sido 80 ou 81, no governo Marco Maciel, que foi governador de 79 a 82. O prefeito era eu realmente. Pagava-se mensalidade sim, a menos que [o aluno fosse] da corrente do prefeito, que "ganhava" bolsa de estudos. Algumas vezes, quando estudante, voltei do portão por não ter pago a mensalidade, o que motivou muito a lutar pela estadualização das escolas, tendo conseguido com Marco Maciel.'' , declarou Dr. José Dantas.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário