terça-feira, junho 08, 2021

Vazamento de 8,4 bilhões de senhas é apontado como o maior da história

Site de segurança cibernética Cyber News revela o RockYou2021, arquivo de 100 GB que foi publicado em popular fórum de hackers

O site especializado em segurança cibernética Cyber News revelou, nesta terça-feira (8/6), o que seria o maior vazamento de dados da história: um arquivo de 100 GB, com cerca de 8,4 bilhões de senhas, foi publicado em um popular fórum de hackers. O conteúdo seria a combinação de uma série de vazamentos anteriores e outras falhas de segurança.

Segundo a publicação, o autor do post informa que todas as senhas incluídas são de 6 a 20 caracteres, sem espaços em branco e ASCII (uma espécie de linguagem unificada para computadores).


O usuário que postou o arquivo nomeou o caso como RockYou2021, o que seria uma referência a outro famoso vazamento, ocorrido em 2009, o RpckYou, no qual 32 milhões de senhas foram reveladas.

Até agora, a maior falha de segurança exposta tinha sido registrada em fevereiro deste ano, a Comb, sigla para Compilation of Many Breaches (Compilação de Muitas Violações, em tradução livre). Há quatro meses, a reunião de dados vazados acumulava 3,2 bilhões de senhas expostas.

Segundo o Cyber News, uma falha de segurança dessa dimensão, que inclui senhas, e-mails e nomes de usuários, ameaça fazer com que o número de ataques on-line e de golpes cresça exponencialmente.

Para evitar problemas, enquanto não há uma fonte de consulta exata sobre se seus dados foram violados, a orientação é: troque suas senhas o quanto antes. De preferência, Na dúvida, na nova aposte em combinações não só de números, mas de caracteres e letras (maiúsculas e minúsculas), e o mais longa que conseguir.

Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário