terça-feira, abril 06, 2021

Registros da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu (1845-1961)

Igreja de Nossa Senhora da Saúde – Foto Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Criada em 1761 e elevada a título de Santuário em 1999, a Paróquia Santuário de Nossa Senhora da Saúde, localizada no município de Tacaratu há 21 km de Petrolândia , ajuda a contar a história do povo da região através de seus registros de batismos, casamentos e óbitos.

Na coleção de registros históricos de Igrejas Católicas de Pernambuco do site FamilySearch de 1762 a 2002, localizamos uma compilação de registros de batismos (1845-1952), índices de batismos (1900-1958), matrimônios (1845-1952), crismas (1944-1961) e óbitos (1944-1954) da Paróquia Nossa Senhora da Saúde de Tacaratu organizada conforme figura abaixo:



igura extraída de navegação no site FamilySearch


FamilySearch (antiga Sociedade Genealógica de Utah) é uma organização de pesquisa genealógica mantida pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e com sede em Salt Lake City, Utah nos Estados Unidos. É a maior entidade voltada para esse tipo de pesquisa no mundo[1] e que se propõe a ajudar pessoas no mundo inteiro a descobrir a história de suas famílias. Seus serviços são disponibilizados gratuitamente em seu site, aplicativo móvel ou pessoalmente em seus mais de 5 mil centros de história da família locais (em Recife temos o Recife Brazil Family History Center), mas é requerida uma criação de conta no site para se poder acessar os serviços de buscas em seu acervo.

Informações adicionais como autoria, formato, idioma, publicação, dentre outras, podem ser acessadas para cada título de Registro Paroquial do catálogo a partir da aba “Informações” destacada na figura abaixo e após um clique sobre a linha do Item de Registro do Catálogo desejado.


Figura extraída de navegação no site FamilySearch

As imagens são disponibilizadas em altíssima qualidade e o navegador de imagens mostrado na figura acima permite ao usuário aproximar e afastar a imagem (zoom) bem como baixá-las através do botão “Baixar” no canto direito superior da figura acima. Esta facilidade permite que as imagens possam ser apreciadas em nível de detalhe até maior do que em comparação à consulta física dos documentos originais. A título de exemplo, a figura abaixo apresenta as informações sobre o título do catálogo onde está localizada a imagem da figura acima.


Figura extraída de navegação no site FamilySearch

Como se pode visualizar na figura acima, os Registros Paroquiais consultados no referido catálogo têm como autor a “Igreja Católica. Nossa Senhora da Saúde (Tacaratu, Pernambuco); Arquivo da Diocese de Floresta” e sua publicação realizada pela FamilySearch em 2003, em Português e formato Manuscrito em Filme.

A figura abaixo apresenta um recorte aproximado da imagem de uma folha do livro de Batismos do período de 1950-1952 baixada para fins de publicação nesta postagem.


Por : Paula Francinete Rubens de Menezes - Educadora, Escritora e Presidenta do IGH de Petrolândia.

O IGH Petrolândia nasceu com a finalidade primeira de servir de apoio à pesquisa sobre a história do nosso povo e se sente muito feliz em divulgar este material de inestimável valor histórico.

Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário