terça-feira, abril 06, 2021

Mais de 2,3 mil profissionais de segurança serão imunizados contra a Covid-19 em Pernambuco, diz governo


Covid-19: Pernambuco vacinará inicialmente 2.374 mil profissionais das forças de segurança e salvamento

O governo de Pernambuco anunciou, nesta segunda-feira (5), que vai começar a vacinar contra a Covid-19 trabalhadores das forças de segurança e salvamento que atuam no atendimento pré-hospitalar e em campanhas de imunização.

O anúncio ocorreu quatro dias após a chegada de 394 mil novas doses de imunizantes ao estado, das quais cerca de 2,5 mil são destinadas a esse público.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, esse quantitativo de imunizantes possibilita a vacinação de 2.374 profissionais de segurança e salvamento. Outras 126 doses são destinadas a suprir possíveis perdas, com o percentual de 5% preconizado pelo Ministério da Saúde.

A inclusão dos profissionais de segurança, salvamento e Forças Armadas que atuam no combate à pandemia foi recomendada pelo Ministério da Saúde no 9º Informe Técnico da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS).

Nesta segunda-feira (5), durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), foram acertadas as recomendações para que gestores municipais e a SES comecem a vacinar essas pessoas.

A escolha dos profissionais que atuam no atendimento pré-hospitalar, de acordo com o governo, ocorre de acordo com o Plano Nacional de Imunização (PNI).


Ele "dispensará as doses de forma gradativa e de acordo com as listas nominais que receberá dos serviços vinculados à Secretaria de Defesa Social (SDS) e às Forças Armadas e da oferta de novas doses pelo Ministério da Saúde", disse o governo, por meio de nota.

A Secretaria de Saúde informou, ainda, que solicitou aos municípios o levantamento do quantitativo de guardas municipais para que o estado possa calcular todo o efetivo de segurança e, assim, solicitar ao governo federal o envio de mais doses para esse público.

Os cálculos do Ministério da Saúde, nesse momento, incluem apenas os policiais e agentes das Forças Armadas. Esse grupo será contemplado a partir da ordem de prioridade estabelecida em nota técnica do órgão federal.

Atualmente, Pernambuco tem cerca de 26 mil policiais e 12,5 mil agentes das Forças Armadas, totalizando um público de 38,5 mil profissionais de segurança e salvamento.

Covid-19 em Pernambuco

Foram contabilizados, nesta segunda-feira (5), 709 casos e 44 óbitos por Covid-19 em Pernambuco. Com esses registros de pacientes e falecimentos, o estado passou a totalizar 356.326 diagnósticos confirmados e 12.421 mortes pela doença provocada pelo novo coronavírus .

Por G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário