quinta-feira, dezembro 31, 2020

Tacaratu/ Petrolândia/ Jatobá/ Itacuruba/ Belém do São Francisco/ Carnaubeira da Penha/ Floresta - Microrregião de Itaparica: seu novo quadro político municipal a partir desta sexta-feira 1º de janeiro de 2021

Em Tacaratu foi eleito o atual vice-prefeito Washington (MDB) com 57,72, em segundo ficou a candidata Sandra Regina (PSB) com 42,28, iniciante na vida política e que era apoiada pelo atual prefeito Gerson. Foto: Assis Ramalho/Blog AR

Na arena política da microrregião de Itaparica, a qual está localizada no sertão de Pernambuco, formada pelos municípios de Belém do São Francisco, Itacuruba, Floresta, Carnaubeira da Penha, Petrolândia, Tacaratu e Jatobá, as urnas mostraram a mesma onda conservadora tradicional que atingiu a maioria dos municípios brasileiros e um novo quadro foi composto às prefeituras, embora que praticamente todos os eleitos já sejam velhos conhecidos do meio político.


O grande inesperado aconteceu por parte dos candidatos à reeleição, que dos quatro candidatos, sendo dois prefeitos e duas prefeitas apenas Bernardo Maniçoba (MDB), prefeito de Itacuruba foi reeleito com 60,06% dos votos. Em segundo lugar ficou Diogo Cantarelli (PSB) com 39,94%.


Em Belém do São Francisco venceu o ex-prefeito Gustavo Caribé (MDB) com 53,4%, ficando em segundo Evanilson Maia (PT) com 44,84%, candidato pela primeira vez e o resultado expressivo apresenta uma nova força política na cidade.


Carnaubeira da Penha elegeu Elizinho - Elízio Soares Filho (MDB) com 50,96% vencendo o atual prefeito Manoel José (PL) por apenas 183 votos de diferença.


Também em Floresta é eleita a ex-prefeita Rorró Maniçoba (PSB) com 44%, ficando em segundo lugar Favinho Ferraz (AVANTE) com 38,5%, indicado pelo atual prefeito Ricardo Ferraz.



Com o maior número de candidatos da região, cinco ao total, Petrolândia elegeu com 38,01% o ex-vereador Fabiano Marques (PTB) e Jane – Janielma Souza (atual prefeita) em segundo com 26,55%. 


Em Tacaratu foi eleito o atual vice-prefeito Washington (MDB) com 57,72, em segundo ficou a candidata Sandra Regina (PSB) com 42,28, iniciante na vida política e que era apoiada pelo atual prefeito Gerson.

Jatobá com três candidatos, foi eleito Rogério Ferreira (Republicanos) com 39,5%, em segundo ficou a atual prefeita Goreti Varjão (SD) com 35,5%. Em terceiro, Naldo com 24,9%, primeira vez candidato ao pleito do poder executivo. 

Ainda que tenha ocorrido uma eleição diferente marcada pelos efeitos da pandemia do coronavírus, a democracia foi exercita através do voto muito embora parte da população regional diga não acreditar que grandes mudanças possam ocorrer, visto que o poder executivo ficará concentrado basicamente nos mesmos grupos políticos, enquanto outra parte espera confiante que os futuros gestores viabilizem políticas públicas mais urgentes de enfrentamento ao desemprego, às questões da saúde pública, à violência.

No mais, aguarda-se que os sete eleitos da microrregião de Itaparica se unam em prol de políticas que beneficiem todo o coletivo regional através de parcerias estratégicas – consórcios, organizações, que estimulem o desenvolvimento e consequentemente a melhoria de vida do povo da região.

Por: Profª Regina Borges - Correspondente do Blog de Assis Ramalho em Jatobá/Itaparica

Profª Regina Borges (é graduada em Letras, especialista em gestão escolar, ex-presidente da Associação dos Moradores de Itaparica, gestora em licença da EREM de Itaparica)

Nenhum comentário:

Postar um comentário