sábado, outubro 31, 2020

Petrolândia: Programação para crianças e adultos na celebração dos 137 anos de João Pernambuco



No próximo dia 02 de novembro (segunda-feira), o IGH- Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia e a ESCOLA MUNICIPAL DE ARTE JOÃO PERNAMBUCO de Recife, em parceria com a CIA ARTÍSTICA MAMULENGOS E CATREVAGENS e o PEIXE BETA ESPAÇO CUTURAL, prestam homenagem ao Poeta do Violão em Aula Espetáculo Virtual para Crianças de todas as idades, ás 16h no canal IGH Petrolândia no Youtube.

Neste espetáculo, que contará com a participação ativa de crianças de Petrolândia, os personagens Beta Net e Ênio , encenados por Beta Ferralc , conversarão com João Pernambuco, representado pelo professor Cabral da Escola Municipal de Arte João Pernambuco, para falar um pouco sobre a vida e obra do homenageado.

Num segundo momento , a dupla Maria Oliveira e Lucas Oliveira , através dos personagens Mateus e Cabriolé e a bem humorada Dona Maria dos Bonecos interagem com as crianças, através de jogos, desafios, danças e cantigas de João Pernambuco, para mostrar a importância deste músico no contexto cultural da cidade de Petrolândia e no estado de Pernambuco. Na brincadeira, surgem vários personagens fantásticos, como a faminta Dona onça, a cantadeira Maria das Flores e o Sabiá Sabido.

Esta programação faz parte de uma série de eventos pensados a partir do projeto JOÃO PERNAMBUCO DO SERTÃO AO LITORAL, idealizado pela produtora cultural Necy Nascimento, que prevê diversas ações realizadas nos lugares por onde João Pernambuco viveu.

PROGRAMAÇÃO PARA O DIA 02.11.:

4:30 - Alvorada JOÃO PERNAMBUCO pelas ruas de Petrolândia, promovida pelo IGH.

16:00 – Aula Espetáculo Virtual para Crianças –JOÃO PERNAMBUCO DO SERTÃO AO LITORAL -no Canal do IGH no Youtube.

19:30 – LIVE - com a participação especial de JOSÉ LEAL, autor do livro JOÃO PERNAMBUCO, A ARTE DO POVO, no Canal da Gota.

Sobre os Artistas:

A Cia. Artística Mamulengos e Catrevagens vem se dedicando desde os anos 2000 à promoção de oficinas e espetáculos de teatro de bonecos. Sua fundadora e representante, Maria Oliveira, trabalha há quatro décadas com arte-educação, sempre atenta aos movimentos de defesa do meio ambiente. Também faz parte da Companhia o músico Lucas Oliveira, que trabalha na manipulação de bonecos e realização de trilhas sonoras. No repertório da Companhia, o texto de Maria Oliveira, Cantigas e estórias na terra do sabiá conquistou em 2016 o primeiro lugar no I Prêmio Ariano Suassuna de Cultura Popular e Dramaturgia e recebeu o incentivo do FUNCULTURA para sua montagem. Outros projetos do grupo são o espetáculo Cantigas de Mamulengo e, mais recentemente, a websérie educativa “Xô Corona”, veiculada nas redes sociais.

Beta Ferralc, Profissional das artes cênicas e visuais. Pernambucana, inventora de pai e mãe, ao concluir comunicação social, inclina-se para as artes visuais transitando entre o óleo, o gravado e aquarela. Com o grafite e o nanquim vivencia a ilustração botânica, no laboratório de taxonomia vegetal da UFPE. É atriz e também veste a pele da Palhaça Doninha. Na literatura é iniciante, porém além de ilustrar, tem escrito poemas, contos e dramaturgia. Reside no coração do bairro da Várzea, Recife, local em que Idealizou um projeto de incentivo e formação Cultural, o Peixe Beta Espaço Cultural, de onde surgiram brincadeiras de cunho popular como e o caso da Laranja, a La Ursa e o Pastoril das Meninas Encantadas em Homenagem a dona Maria de Badeco. Atualmente é conselheira da Escola de Artes João Pernambuco, categoria comunidade.

Antonio Cabral -Compositor, arranjador, pianista, professor do Conservatório Pernambucano de Música e gestor da Escola Municipal de Arte João Pernambuco.

IGH- Instituto Geográfico e Histórico de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário