sexta-feira, setembro 20, 2019

Paulo Afonso (BA): “Segurança da estrutura pode está sendo comprometida”, alerta engenheiro ao ver fotos com fissuras na Ponte Metálica



Nos últimos dias algumas imagens das estruturas metálica e de concreto da Ponte Dom Pedro II, mais conhecida como Ponte Metálica, localizada sobre o Rio São Francisco nas divisas da Bahia (Paulo Afonso) com Alagoas (Delmiro Gouveia), ganharam as redes sociais deixando preocupada a população ribeirnha.

É que as fotos apresentam algumas fissuras na concretagem que sustenta a estrutura metálica da ponte. Devido à grande repercussão, o portal PA4.COM.BR enviou as imagens para o especialista Francisco de Souza, que é engenheiro químico e civil, mestre e doutor em engenharia de produção.

Francisco mora hoje na Paraíba e trabalhou na Chesf durante o período de 1972 e 1994. No CREA/BA e AL encontra-se registrado um elenco de atividades desenvolvidas por ele nas áreas de tecnologia do concreto e execução direta de obras civis. Além disso, participou como engenheiro na construção das duas usinas hidrelétricas da Chesf.

Veja abaixo, o parecer do engenheiro baseado no que viu através das fotos:

“As fissuras do concreto mostradas nas fotos da ponte Dom Pedro II (Ponte Metálica) que me foram enviadas levam a crê que a segurança da estrutura pode está sendo comprometida. Tanto em relação à ferragem existente no interior do concreto, que pode está sendo enfraquecida pela ação das intempéries que penetram pelas fissuras, como em relação ao próprio concreto que pode está sofrendo um processo de deformação, provocada por uma reação química, deletéria, existente entre os álcalis do cimento e o quartzo que faz parte do granito usado como agregado.”

O engenheiro finalizou sua análise dizendo que o órgão responsável pela manutenção da ponte deve ser acionado para estudar o caso:

“Diante dessa situação, o órgão público, responsável pela manutenção da ponte Pedro II deve ser acionado para estudar o caso e resolver o problema. Nas páginas 26 a 29 do meu livro Memórias de um pioneiro, eu faço registros de um trabalho que participei em Paulo Afonso, sobre deformação do concreto de uma usina hidrelétrica sob o efeito da reação alcalis agregado.”

Com uma altura de 84 metros, a ponte foi construída em 1958 pelo então presidente Juscelino Kubitschek. Desde setembro de 2017, ela passa por restauração e reforço estrutural, mas, devido algumas paralisações, a conclusão das obras prevista para janeiro desse ano, teve que ser adiada.

PA4 tentou ouvir empresa responsável pelas obras

Semana passada, a equipe do site PA4 esteve acompanhando o andamento das obras. No local, registramos trabalhadores fazendo a reposição de algumas placas de concreto na passarela. Também tivemos acesso ao representante da empresa responsável pela reforma, porém, ele informou que não podia falar nada sobre as imagens com as fissuras compartilhadas nas redes sociais, nem tampouso sobre as obras.

Veja o registro, com imagens de Carlos Alexandre (PA4.COM.BR):













Por PA4.COM.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário