domingo, junho 02, 2019

3° Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas é realizado em Gravatá


Nos dias 30 e 31 de maio foi realizado em Gravatá, no Agreste de Pernambuco, o 3° Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas, com o tema “Construindo solidariedade em defesa da gestão dos recursos hídricos”.

O evento foi organizado pelo Fórum Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Pernambuco (FECOBH-PE)/ com suporte da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), através da Diretoria de Recursos Hídricos e Gerência de Apoio aos Organismos de Bacias Hidrográficas (GAOB).

A abertura do Encontro contou com a participação da Vice-Governadora do Estado, Luciana Santos, da Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, da Secretaria Executiva de Recursos Hídricos, Simone Rosa, da Presidente da Apac, Suzana Montenegro, do presidente do FECOBH-PE, Edson Piaba e do Presidente do Comitê de Bacia do São Francisco, Anivaldo Miranda.

A programação contou com a integração e capacitação dos membros dos comitês, com discussão de temáticas relevantes à Gestão dos Recursos Hídricos, como Gestão Participativa da água no contexto atual do Brasil, Política de Segurança de Barragens de Pernambuco, Revitalização de Bacias no contexto dos planos de Bacias, Mudanças Climáticas, eventos hidrológicos extremos e conflitos pelo uso dos recursos hídricos, além da realização de minicursos e oficinas.

Na ocasião também foi lançado o aplicativo “Avaliação Hidroambiental das Bacias Hidrográficas de Pernambuco” desenvolvido pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE - Campus Recife/LabGeo) que objetiva conhecer o desenvolvimento socioambiental de cada bacia. O app estará disponível para download gratuitamente a partir do segundo semestre.

APAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário