segunda-feira, fevereiro 19, 2018

Ação contra tráfico de animais silvestres apreende 70 aves e um veículo no Recife


Nova investida em parceria da Cipoma com a CPRH foi realizada neste domingo (18) na feira livre do Cordeiro (Foto: Divulgação)
Mais uma etapa da Operação Feira Livre foi realizada neste domingo (18) na feira do Cordeiro, no Recife, resultando na apreensão de 70 aves de diversas espécies e de um veículo Fiat Uno, com placas do Estado de Alagoas (NMM-4097). Envolvendo policiais da 1ª Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), da Polícia Militar, e agentes ambientais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), a operação combate o tráfico e o comércio ilegal de animais silvestres. Três pessoas foram notificadas e os autos de infração, juntos, somam R$ 35.000,00.

As aves recolhidas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), da CPRH, onde passarão por avaliação e por um período de reabilitação, antes de serem devolvidas à natureza em áreas de soltura no Estado.

Há canários-da-terra, papa-capins, tico-ticos, azulões, patativas, graúnas, bigodes e chorões, entre outras espécies. Além dos 70, outros nove foram deixados para trás por infratores e também foram levados ao Cetas.

O veículo que era usado para o transporte dos pássaros que seriam comercializados ilegalmente ficou sob a responsabilidade da CPRH, mediante termo de fiel depositário.

O combate ao tráfico de animais silvestres vem sendo intensificado no Estado, com investidas todas as semanas. No Recife, a feira do Cordeiro tem sido um alvo constante da Operação Feira Livre. Em recente ação no local, em janeiro, 503 pássaros foram apreendidos. A feira da Linha do Tiro também foi um dos alvos recentes na capital, com 48 apreensões.

Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental - NCSEA
Agência Estadual de Meio Ambiente - CPRH

Nenhum comentário:

Postar um comentário