sexta-feira, dezembro 08, 2017

TV Golfinho é reinaugurada em Fernando de Noronha

Sede foi totalmente reformada e deve entrar em operação em breve, com telejornal diário (Foto: Divulgação/ATDEFN)

Nessa quinta-feira (7), às 17h30, foi reinaugurada em Fernando de Noronha a sede da TV Golfinho, após a reforma total que durou três meses. A partir da gestão do Governador Paulo Câmara, a administração distrital, sensível à importância da transparência e da prestação de serviços para a comunidade, investiu na reestruturação do prédio do Sistema Golfinho de Comunicação e alinhavou parcerias importantes com as TVs Cultura, Nova e instituições de ensino superior para reativar a única emissora pública de Fernando de Noronha.

A TV Golfinho, junto com a TV Pernambuco são geradoras pertencentes ao Governo do Estado e o retorno já estava previsto desde que administração atual assumiu a gestão da ilha.“Para nós é de extrema importância a volta da TV Golfinho. Por isso nos empenhamos desde o início da gestão reestruturando todo o prédio sede, fazendo parcerias e capacitando os profissionais para entregar uma TV de alto nível para a população noronhense, que ansiava por esse retorno”, comenta Luís Eduardo Antunes, Administrador Geral do arquipélago.


Para o diretor de Rede da TV Cultura, Fábio Borba, a reativação da TV Golfinho é uma conquista do noronhense. "Junto à TV Cultura e à TV Nova de Recife, a TV Golfinho colocará no ar um dos melhores conteúdos televisivos do país através de uma programação educativa e cultural tão necessária para a formação do nosso povo. Esse projeto é de integração nacional, pois a ilha e o Brasil serão retratadas na tela da TV Golfinho. Em meio a tanta beleza natural, o noronhense também contemplará as belezas e a cultura do nosso país e do mundo", disse o executivo da TV Cultura.

A TV Golfinho faz parte da vida dos ilhéus há 35 anos, porém, há mais de quatro anos estava fora sem sinal local, sem exibir as reportagens diárias produzidas pela Superintendência de Comunicação do arquipélago. De acordo com a superintendente de Comunicação do Distrito de Fernando de Noronha, Carolina Fleischman, a reestruturação do prédio é mais um passo importante para o retorno definitivo da TV Golfinho aos lares de Fernando de Noronha. “Em breve voltaremos com a programação local e com o retorno do Jornal da Ilha. Teremos uma grade de programação privilegiando temas como educação, cultura, esporte, cidadania e sustentabilidade”.

A Superintendência de Comunicação de Fernando de Noronha retomou também a direção da Rádio FM Noronha, antes afiliada a uma emissora privada, que resumia a programação local a apenas uma hora e meia no horário da tarde. Com a iniciativa, a grade local foi restabelecida e ampliada com comunicadores locais e com maior espaço para o jornalismo, por meio de uma parceria com a Rádio da Secretaria de Imprensa de Pernambuco – Rádio SEI. A administração Distrital também tem como meta para médio prazo fazer a sua migração para o sinal digital, por meio de projeto da TV Pernambuco.

História

Fundada em 1982 pela TV Nacional, o Governo Militar da Aeronáutica cumprindo a proposta de ligar Fernando de Noronha ao mundo, fez tentativas em 1980 e 1982 de instalar uma estação receptora, mas o sinal era ruim. Somente em 1985, foi possível via satélite retransmitir a Rede Globo em circuito interno com o nome de TV Golfinho. Com a reanexação da ilha ao Governo de Pernambuco, passou a exibir a programação da TV Pernambuco e durante anos exibiu o Jornal da Ilha, programa jornalístico que mostrava o cotidiano insular para turistas e moradores.

Gestora de Comunicação ATDEFN

Nenhum comentário:

Postar um comentário