terça-feira, julho 04, 2017

Ipem-PE realiza fiscalização em postos de gasolina no interior do Estado


O Instituto de Pesos e Medidas de Pernambuco (Ipem-PE), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e delegado do Inmetro, que tem como finalidade proteger o consumidor e as relações de consumo, realizou durante todo o mês de junho uma fiscalização em postos de combustíveis nas cidades do interior do Estado de Pernambuco.

Durante as visitas os fiscais metrológicos verificam os equipamentos de medição utilizados nos postos (bombas de combustível) e as medidas de volume de 20 litros, além de conscientizar consumidores, funcionários e proprietários dos estabelecimentos sobre os serviços.

O total de instrumentos verificados foram 799, sendo: 705 bombas medidores (578 aprovadas/ 127 reprovadas), 94 medidas de volumes ( 88 aprovadas/ 06 reprovadas. Deste total, geraram 121 notificações e 34 autos de infração.

AFERIÇÃO - O Ipem-PE alerta ao consumidor que se ele perceber que, ao abastecer, o ponteiro do combustível não mexeu o que ele esperava, é preciso solicitar primeiramente uma aferição. Todo posto de gasolina possui uma medida de volume e um aferidor calibrado pelo Ipem-PE. Esse ensaio tem de ser feito na hora e a leitura é simples, pois apenas o volume do combustível tem de chegar ao ponto zero e, se tiver diferente do ponto zero, há indícios de irregularidades.

Caso o consumidor desconfie ou encontre irregularidades no posto ele deve entrar em contato com a Ouvidoria do órgão através do número 0800 081 1526. A ligação é gratuita e a denúncia é sigilosa.

Informação: Governo do Estado de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário