terça-feira, dezembro 15, 2015

CBHSF apresenta diagnóstico para plano de saneamento em cidades baianas


O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco realiza nos dias 16, 17 e 18 de dezembro conferências públicas, em quatro cidades baianas, para apresentação do diagnóstico dos serviços de saneamento básico. Os municípios de Jacobina, Miguel Calmon, Mirangaba e Barra do Mendes foram contemplados pelo CBHSF para receberem o Plano Municipal de Saneamento Básico, instrumento essencial para a gestão dos recursos hídricos e ambientais das cidades. Depois de concluído, o PMSB estabelecerá ações para a universalização da oferta de água tratada, coleta e tratamento adequado de efluentes domésticos e resíduos sólidos, de forma a minimizar a poluição lançada nos cursos de água.

Atualmente, o CBHSF é o maior financiador de Planos de Saneamento Básica da Bacia do São Francisco, utilizando recursos oriundos da cobrança pelo uso das águas do rio. “Investir em saneamento básico é investir em melhoria da qualidade de vida da população. E, nesse caso, também representa uma ação para preservação do rio São Francisco porque evita o lançamento de esgotos e outros efluentes sem tratamento nas águas”, destaca o secretário executivo do CBHSF, Maciel Oliveira.

No diagnóstico, são apresentadas as situações atuais de componentes do saneamento básico como: abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, englobando áreas urbanas e rurais. Para a construção do diagnóstico, foram realizados levantamentos em bancos de dados oficiais, consultas bibliográficas, coleta de dados junto aos prestadores dos serviços, visita de campo e busca de informações junto às prefeituras, além de entrevista com a população local.

Datas e Locais
Barra do Mendes: dia 16/12, 9h, Câmara Municipal de Vereadores – Rua Antônio Evaristo dos Santos, s/nº, Centro
Miguel Calmon: dia 17/12, 9h, Centro de Capacitação de Professores Elza Valois – Praça Canabrava, s/nº, Centro
Mirangaba: dia 17/12, 14h, na Câmara Municipal de Vereadores, Trav. Manoel Herculano Alves, 180, Centro
Jacobina: dia 18/12, 9h,no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jacobina, localizada na rua J. J. Seabra, 69, Estação.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário