27 julho 2025

Professor membro do Comitê de Cultura de Pernambuco é morto a facadas


Kleber Camelo era professor, produtor audiovisual e membro do Comitê de Cultura de Pernambuco — Foto: Acervo pessoal/Reprodução

O professor Kleber Henrique Camelo foi morto a facadas na noite do sábado (26), no município de São Vicente Férrer, localizado no Agreste do estado de Pernambuco. Além de professor, Kléber era membro do Comitê de Cultura de Pernambuco, ex-secretário municipal de cultura e produtor audiovisual.

De acordo com amigos da vítima, o professor foi assassinado com golpes de faca na região do pescoço. A Polícia Civil, que investiga o caso, informou que um adolescente de 16 anos foi apreendido em flagrante, durante a madrugada do domingo (27), e autuado pela morte de Kleber.

Carlos Jefter Cavalcanti, amigo e companheiro de trabalho de Kleber, contou que o professor tinha combinado de encontrá-lo para dar uma volta na praça pouco antes do crime.

“Ele tinha ido à missa. Quando saiu, ele disse a mim ‘olha, vamos dar uma volta, a gente se encontra na praça’. Ele foi subindo e eu vim descendo. Quando eu cheguei no local, ele não estava. Imaginei que ele tivesse atrasado e desci para encontrar com ele. Passei na frente do hospital, aí o pessoal me chamou e pediu para eu entrar”, contou.

Segundo Carlos Jefter, ele soube que o amigo havia sido esfaqueado dentro da unidade de saúde. Pouco tempo depois, foi informado da morte de Kleber.

“Ele foi meu professor do ensino médio, em 2004. Depois que terminou a escola, a gente se tornou grandes amigos. Eu acabei fazendo história por conta da inspiração e da admiração que eu tive por ele, e a gente ficou mais de 20 anos amigos. [...] Sempre trabalhávamos juntos, sempre. A gente se via todo dia”, dividiu.

Aprenda a preparar uma prática receita de Buchada de Tilápia com Purê de Batata (TV Rural-Globo PI)

Reprodução TV Clube

O Brasil é exportador de peixes oriundos da piscicultura, sobretudo tilápias. Em 2022, foram US$ 23,4 milhões vendidos ao exterior. O principal cliente são os Estados Unidos, que compram 81% do pescado vendido pelos piscicultores brasileiros, seguidos pelo Canadá e Taiwan. A tilápia é uma das espécies de peixe mais cultivadas e consumidas no Piauí e em diversos outros estados. Uma carne leve e saborosa, que ganha diferentes versões. O Clube Rural, apresentado pela TV Rural, afiliada da TV Globo em Teresina, no Piauí, compartilhou neste domingo (27) uma receita prática e saborosa de Buchada de Tilápia, prato acompanhado por purê de batata. A receita foi preparada pelo chefe de cozinha João Filho.

Confira a receita completa:

Reprodução/TV Clube 

Ingredientes

Uma tilápia
200 ml de leite de coco
200 g de queijo parmesão ralado
4 batatas grandes
1 tomate grande e sem semente
1 cebola grande
1/2 pimentão verde, amarelo e vermelho
4 dentes de alho
4 colheres de azeite
3 colheres de manteiga
1 colher de colorau
1 moio pequeno de cheiro verde
palha de cebolinha desidratada
1 limão
Sal

Petrolândia/Projeto Apolônio Sales: Primeira Procissão e Missa em ação de graças promovida pela ACAMP em homenagem ao Dia do Agricultor é realizada com sucesso e grande participação [FOTOS E VÍDEOS]

 

Fotos e vídeos: Assis Ramalho




Em clima de fé e devoção para celebrar o Dia dos Agricultores e Agricultoras, uma emocionante procissão, seguida de missa, foi realizada na manhã deste domingo, 27 de julho de 2025, em Petrolândia, no Sertão pernambucano - "Sertão do São Francisco".

O evento foi uma iniciativa da Associação dos Colonos Agropecuaristas de Petrolândia - ACAMP, presidida pelo agricultor Osnir.

A concentração aconteceu em frente ao Parque João Pernambuco (Parque das Vaquejadas), de onde o cortejo seguiu - por volta das 9h:30 - com destino a Igreja Sagrado Coração de Jesus, no Projeto Apolônio Sales, área rural de Petrolândia, onde ficam situados boa parte de produtores rurais do município de Petrolândia. 


A procissão da bonita e emocionante homenagem ao Dia dos Agricultores foi abrilhantada pela participação de vaqueiros montados em seus cavalos, e dezenas de tratores conduzidos pelos seus respectivos produtores rurais. Uma grande fila de carros também acompanhou o cortejo.

Na chegada, em frente a Igreja Sagrado Coração de Jesus, antes da missa, houve um breve discurso do presidente da ACAMP, Osnir, do padre Luciano (da Diocese de Floresta) e do vice-prefeito de Petrolândia, Rogério Novaes.


Osnir - Presidente da ACAMP

Todos foram unânimes ao parabenizar e declarar apoio aos agricultores. Eles denunciaram  e pediram mais empenho por parte dos orgãos responsáveis chamando atenção pelo abandono em que os perímetros se encontram. Milhares de agricultores e agricultores da região do Perímetro Irrigado de Itaparica, protestam contra o descumprimento unilateral de um acordo com o governo federal que previa a operação e manutenção da barragem da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, que desde 1986, com a construção da Barragem, localizada na cidade de Petrolândia, no estado de Pernambuco e na divisa com o estado da Bahia, persiste na luta e na resistência ao longo de 38 anos.

O acordo foi firmado em 1986, com os representantes do Governo Federal responsável pelos assentados; nesse acordo teria e tem responsabilidade pelos danos causados às famílias ( histórias de vida, meio ambiente e a realidade socioeconômica) pela construção da barragem. O governo vinha sustentado a operação e manutenção, incluindo a irrigação. Mas, ao longo dos anos esse acordo vem sendo descumprindo de forma unilateral. Os assentados são os maiores prejudicados.

CONFIRA ABAIXO VÍDEOS E FOTOS

Petrolândia/Projeto Apolônio Sales: Primeira Procissão e Missa em ação de graças promovida pela ACAMP em homenagem ao Dia do Agricultor é realizada com sucesso e grande participação

Petrolândia integra programação da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural com atividades de 02 a 21 de agosto


A 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural será realizada entre os dias 18 e 23 de agosto de 2025, com ações nas quatro macrorregiões de Pernambuco. Este ano o tema é “Preservação, Valorização dos Bens e Expressões Culturais” e conta com os eixos "Pensar o Patrimônio", "Brincar com o Patrimônio", "Experimentar o Patrimônio" e "Interpretar o Patrimônio". Entre as cidades participantes está Petrolândia, no Sertão de Itaparica. Promovida pelo Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), em parceria com a Prefeitura Municipal de Petrolândia, com apoio de diversas secretarias municipais, a comemoração da 18ª Semana Estadual do Patrimônio Cultural no município tem várias ações e o Blog de Assis Ramalho apresenta abaixo, em texto, a programação completa das atividades que vão acontecer entre os dias 02 a 21 de agosto, e foram divulgadas apenas em cards para redes sociais. Confira: 

02/08 (Sábado) - 08h às 14h - Trilha no Entre Serras - Imersão da Escola da Ancestralidade
Descrição: "A ação propõe uma caminhada reflexiva e sensorial pelos caminhos naturais da região, integrando saberes ancestrais, espiritualidade e conexão com a Natureza. A experiência será guiada por narrativas que conectam memória, identidade e território, despertando o sentimento de pertencimento e a valorização das raízes culturais locais". 

Sarau do Orgulho LGBTQIAPN+ "Vozes e Cores" acontece em Petrolândia na noite deste domingo (27) na Praça de Alimentação


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realiza neste domingo (27), a partir das 18h00, na Praça de Alimentação, no centro da cidade, o Sarau do Orgulho LGBTQIAPN+ "Vozes e Cores". O evento é aberto à participação de todos.

Programação: 
Música com Hellen Mãezinha e Valenttine Mirella
Poesia com Otávio Souza
Falas potentes com representantes, apoiadores da causa e referências como Léo Lins e Jussara Araújo
Apresentação de dança com o Grupo Maria Suely
Mural de expressões livres – pra deixar sua marca com palavras, desenhos e mensagens de orgulho
Roda de conversa – um espaço aberto pra você expressar sua voz, trocar ideias e fortalecer nossa liberdade.

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia realiza 4ª Conferência Municipal dos Direitos das Mulheres nesta segunda-feira (28)


A Prefeitura Municipal de Petrolândia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com apoio da  Coordenadoria da Mulher e do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, vai realizar a 4ª Conferência Municipal das Mulheres, nesta segunda-feira (28), em uma das etapas preparatórias para a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM), que tem como tema central "Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas". 

A O evento acontecerá no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Antigo PETI), com início previsto para as 8h00. O endereço é Av. Prefeito José Gomes de Avelar, s/n - Quadra 01, ao lado da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sesurb). 

A 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres (5ª CNPM) tem como tema central "Mais Democracia, Mais Igualdade e Mais Conquistas para Todas". A conferência nacional é dividida em seis eixos temáticos: 1) Participação Política e Fortalecimento da Democracia; 2) Enfrentamento à Violência de Gênero; 3) Autonomia Econômica e Mundo do Trabalho; 4) Saúde Integral, Direitos Sexuais e Reprodutivos; 5) Educação Não Sexista e Cultura Igualitária; e 6) Equidade para as Mulheres em sua Diversidade. Confira abaixo o detalhamento de cada eixo temático. 

Funai autoriza Comissão de Pagamento de indenizações por benfeitorias de não indígenas em Terras Indígenas de Tacaratu, Jatobá, Petrolândia, Glória, Paulo Afonso e Rodelas


Funai/Coordenação Regional Baixo São Francisco está localizada no município de Paulo Afonso (BA) Reprodução Google Street View

O Ministério dos Povos Indígenas, através da Fundação Nacional dos Povos Indígenas, publicou no Diário Oficial da União, edição de 21/07/2025, a Portaria de Pessoal Funai Nº 655, de 17/07/2025, com a finalidade de constituir a Comissão de Pagamento que vai dar continuidade aos procedimentos de indenizações de benfeitorias realizadas por não indígenas, durante "ocupação de boa-fé", em Terras Indígenas Entre Serras, localizada nos municípios de Tacaratu, Jatobá e Petrolândia, no estado de Pernambuco, e nas Terra Indígenas Brejo do Burgo e Pankararé, localizadas nos municípios de Glória, Paulo Afonso e Rodelas, no estado da Bahia. 

A portaria designa os servidores responsáveis por conduzir os processos administrativos e concede o prazo de 41 (quarenta e um) dias para a realização dos trabalhos, e 10 (dez) dias para a entrega do relatório dos pagamentos, a contar de 28 de julho de 2025.

Confira abaixo a Portaria, na íntegra.

Petrolândia: Corpo de homem é encontrado boiando no Rio São Francisco na manhã deste domingo (27/07/20250 na prainha da Orla

Fotos e vídeo: Assis Ramalho



O corpo de um homem, ainda não identificado, foi encontrado em estado de decomposição boiando às margens do Rio São Francisco -  próximo a prainha da Orla de Petrolândia, na manhã deste domingo (27/07/2025). A causa da morte ainda não foi investigada.

De acordo com as onformações, possivelmente ele tenha se afogado. Porém, somente a necropsia do corpo poderá confirmar o que teria causado a morte.

A Polícia Civil e a Polícia Militar foram acionadas para realizar os procedimentos necessários.

Após o corpo ser isolado, o IML foi acionado.

Até o fechamento desta reportagem, por volta das 12h30 deste domingo, o corpo ainda se encontrava no local. Uma viatura da polícia militar se encontrava no local a espera da chegada do IML 

Vídeo abaixo


Por Redação Blog de Assis Ramalho
Fotos e vídeo: Assis Ramalho

Orla e ruas de Petrolândia recebem novos frequentadores: caprinos passeiam à solta

Caprinos pastando no asfalto em ruas das Quadras 02 e 03 (Fotos: Lúcia Xavier Ramalho)

Por Lúcia Xavier Ramalho

A cidade de Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, voltou uns 50 anos no tempo com a chegada de novos frequentadores, que passeiam calmamente pelas avenidas, ruas e Orla Fluvial da cidade. Graciosos caprinos agora enfeitam as ruas com belas bolinhas pretas, ao som de agradáveis balidos, e se juntam aos grupos de animais quadrúpedes e bípedes, abandonados ou não, à solta na aprazível cidade que deseja ser um renomado destino turístico. 

Quem ficar incomodado que se incomode sozinho, porque as autoridades não parecem incomodadas e não adianta reclamar. Ao que tudo indica, os animais não representam nenhum risco para o trânsito bem organizado da cidade, conduzido por motoristas conscientes, que nunca fazem curvas em alta velocidade nem trafegam como se não existisse amanhã. 

Cobertos por capas de invisibilidade, os simpáticos animais não são detectáveis pelas câmeras de monitoramento instaladas ao longo da Orla Fluvial. E pelo fato de serem tão belas, apetitosas e de baixo risco, também não estão entre as prioridades de visualização dos agentes de segurança pública e do patrimônio municipal. Que lindo é caminhar nas ruas de nossa cidade e se sentir numa fazendinha. 

Alerta: Este texto contém ironia. 

Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: Moradores do Residencial Dr. Francisco Simões denunciam fumaça tóxica causada por usina de asfalto

Fotos: Assis Ramalho

Maquinários da fábrica foram parados na manhã deste domingo (27)

Moradores do Residencial Dr. Francisco Simões, em Petrolândia, no sertão de Pernambuco, estão convivendo com um problema. Eles reclamam da fumaça causada por uma usina de asfalto, prestadora de serviços a prefeitura, que funciona nas proximidades das residências localizadas próximo aos Bairros Nova Esperança e Novo Horizonte.

Na manhã deste domingo (27/07/2025), a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia conversou com moradores que estavam em frente ao portão que dá acesso a fabrica, com o objetivo de impedir o funcionamento.

Segundo os moradores, vários problemas de saúde estão sendo causados pelos resíduos da indústria. Eles reclamam que são obrigados a passar o dia com as portas fechadas por causa da fumaça. Além dos problemas de saúde, plantas e objetos também são afetados. VEJA NO VÍDEO ABAIXO


No final da reportagem, dois reprepresentantes da empresa responsável pelos serviços chegaram para negociar com os moradores, mais não aceitaram serem gravados. A proposta era para os seviços ter continuidade funcionando em meio expediente - na parte da manhã - o que não foi aceito pelos moradores, até o fechamento desta matéria.

Por Redação Blog de Assis Ramalho



Canal do Sertão alagoano transforma a vida dos pequenos produtores do Estado


Canal do Sertão está mudando a realidade de milhares de pequenos produtores em dez municípios do Alto Sertão - Foto: Tainá Luz/Ascom Seinfra

Por Tainá Luz / Ascom Seinfra

No Dia da Agricultura Familiar, celebrado na quinta-feira (25), Alagoas tem muito o que comemorar. Com 123,4 km em pleno funcionamento, o Canal do Sertão Alagoano está mudando a realidade de milhares de pequenos produtores em dez municípios do Alto Sertão.

A estrutura, que já teve as etapas I a IV entregues, assegura o abastecimento de água para plantios e criação de animais, garantindo dignidade e desenvolvimento para famílias que dependem da terra para viver. O agricultor José Araújo, de 53 anos, é um dos beneficiados pela obra. Ele sustenta a esposa e três filhos com a renda da agricultura familiar e vê no Canal a grande virada de sua vida. “Antes do Canal, a gente gastava muito com caminhão pipa. Quando ele chegou mesmo, foi uma bênção. Estávamos no sofrimento e tudo começou a melhorar. Lá na minha terra estamos trabalhando a todo vapor, plantando milho, sorgo, laranja e tenho mais uns 10 pés de coqueiro. Hoje, só tenho a agradecer”, contou.

O secretário de estado da Infraestrutura, Gustavo Torres, descreveu que os benefícios para mais de 200 mil habitantes das dez cidades abastecidas pelo Canal já são visíveis. “Nós já estamos colhendo os resultados positivos que o Canal do Sertão Alagoano traz para a agricultura familiar e para todo o povo do Sertão. A produção está cada vez maior e os agricultores não precisam mais gastar com caminhão pipa”, disse. Para fortalecer ainda mais essa mudança, o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), está finalizando a implantação do Perímetro Irrigado do Gavião, em São José da Tapera.

Atenção Petrolândia e região! Vagas de emprego para carpinteiro e marteleteiro com disponibilidade para trabalhar no Rio Grande do Sul


Precisa-se de carpinteiro e marteleteiro com disponibilidade para viajar ao Rio Grande do Sul. Interessados ligar no (47)99728-2913 falar com o Thiago

Blog de Assis Ramalho
Onformação: Thiago