22 outubro 2025

Lula chega à Indonésia sob expectativa de encontro com Trump no final de semana

Lula chega na Indonésia. — Foto: Ricardo Stuckert/



O presidente Lula desembarcou na manhã desta quarta-feira (horário de Brasília) e noite na Ásia, na Indonésia. Ele fará uma visita de estado durante quatro dias na região do Sudeste Asiático, onde participará da cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático.

Durante esse evento, é esperada uma reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Essa conversa irá ocorrer no domingo (26).

A expectativa é de que Lula volte a pedir uma revisão do tarifaço de 40% imposto por Trump sobre produtos brasileiros. A situação da Venezuela, em meio aos recentes ataques e sanções do governo norte-americano, também deve entrar na pauta.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, acredita que o encontro entre Lula e Donald Trump pode reverter o tarifaço.

Na cúpula da Asean, a posição brasileira será a de 'parceiro de diálogo setorial'. Com isso, não terá uma presença direta no encontro, mas em algumas reuniões paralelas.

Atualmente, dez países fazem parte da associação: Brunei, Camboja, Laos, Indonésia, Malásia, Tailândia, Mianmar, Filipinas, Singapura e Vietnã. O Timor-Leste deve entrar também ainda neste ano.

Nesta quinta-feira (23), o presidente brasileiro será recebido pelo presidente da Indonésia para aprofundar entendimentos em áreas como comércio e agricultura; segurança alimentar; bioenergia, desenvolvimento sustentável e defesa.

Além disso, Lula assinará diversos acordos bilaterais, como na Malásia, nesta sexta-feira (24), onde justamente ocorrerá a cúpula.


Lula na Indonésia. — Foto: Ricardo Stuckert/PR

Reuniões com outros chefes de estado também estão programadas.

Compõem a delegação brasileira, ao lado de Lula, os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

CBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.