25 agosto 2025

Petrolândia: No Dia do Feirante, Assis Ramalho entrevistou Simão "do Tempero", lenda viva da história da feira livre de Petrolândia - Conheça sua história!

Simão Bezerra, popularmente conhecido como Simão do tempero, é o feirante mais antigo da Feira Livre de Petrolândia, desde 1970.-Fotos e vídeo: Assis Ramalho


Hoje é Dia do Feirante. Na manhã desta segunda-feira, 25 de agosto de 2025, a reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, fez visita ao Mercado Público de Petrolândia e conversou com vários feirantes, entre eles, Simão Bezerra, popularmente conhecido como Simão do tempero.
Há cerca de 55 anos, Simão é comerciante de feira livre desde os tempos da velha e saudosa Petrolândia, hoje submersas as águas do Rio São Franciscisco. VEJA ABAIXO VÍDEO DA ENTREVISTA, E A HISTÓRIA DE SIMÃO.  * Em outras postagens, o Blog de Assis Ramalho vai mostrar matérias com os demais feirantes com quem conversamos nesta segunda (25) no Mercado Público de Petrolândia



CONHEÇA  A  HISTÓRIA DE SIMÃO

Simão Bezerra, popularmente conhecido como Simão do tempero, é feirante e agricultor.
Fixou residência em Petrolândia - PE há cerca de 55 anos onde constituiu toda sua vida, tornando-se um dos comerciantes mais notórios da feira de Petrolândia, em razão das diversidades de ferramentas, chás e temperos por ele comercializado.

Simão Bezerra Cavalcanti, nasceu em Buíque-PE no dia 25 de outubro de 1948, filho de José Bezerra Cavalcanti e Josefa Maria Ramos, ambos agricultores. Viveu toda sua infância em um pequeno sítio, onde, devido à ausência de recurso para estudar, passou a ajudar os pais
no meio rural.

Na tentativa de obter melhores condições de vida, aos quatorze anos, mudou-se para o estado de Alagoas e iniciou sua vida profissional na feira livre. A única mercadoria a ser vendida por ele era o gengibre, contudo, o ganho era pouco, mal dava para comer e seu único
meio de locomoção era um burro. Diante de toda dificuldade, apenas conseguiu retornar para sua cidade natal após cinco anos.

Em 1969 conheceu Irene Elói de Andrade, com quem se casou no mesmo ano, com quem teve seis  filhos. Sem ter outra forma de sobreviver, Simão voltou para agricultura naquela mesma região, onde passou sua infância e mesmo sofrendo bastante com a estiagem daquela época conseguia prover o sustento de sua família.

No ano seguinte a seca ficou ainda mais severa e com ela surgia as incertezas e inseguranças de permanecer vivendo naquele lugar, foi então, que ao conversar com uma amiga esta falou de Petrolândia e o quão maravilhosa era aquela cidade, despertando em Simão um interesse imediato, decidindo , naquele momento, que ali seria seu novo lar.

Em outubro de 1970, aos 22 anos, Simão chegou à Petrolândia trazendo toda sua família, bem como sonhos e esperança. No entanto, assim como na maioria dos recomeços o seu não foi nada fácil. Sem ter onde ficar, Simão passou a morar em um cômodo localizadodentro do açougue, sem móveis, sem segurança, sem nenhum conforto.

Apesar de todos as adversidades por ele enfrentadas, Simão não se deixou abater e com o pouco dinheiro que tinha comprou algumas miçangas e passou a revende-las na feira livre conseguindo montar sua primeira banca. O tempo foi passando e Simão foi adquirindo cada vez mais clientes e amor pelo o que fazia, razão pela qual, decidiu mudar sua mercadoria e passou a comercializar temperos e ferragens, momento em que sua situação financeira começou a melhorar.

Com isto, conseguiu comprar sua casa, criar e educar os filhos e hoje, aos 76 anos continua com sua banca no mercado Público de Petrolândia, cidade que o acolheu e que ele se sente filho.

Em janeiro de 2023 a Câmara Municipal de Petrolândia conferiu o título de Cidadão Honorário a Simão Bezerra, popularmente conhecido como Simão do tempero.

Fotos e vídeo: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários são publicados somente depois de avaliados por moderador. Aguarde publicação. Agradecemos a sua opinião.